Outros Esportes

Futsal: Há 25 anos, Vasco conquistava o título naciinal

Rio de Janeiro, 30 de julho de 2000, Não bastava ser campeão, tinha que dar show. O Vasco foi o detentor da melhor campanha em toda história da Liga Futsal. Com 29 vitórias e somente 7 derrotas, o Vasco contava com nada mais, nada menos do que craques dentro e fora de quadra. Dentro o melhor do mundo Manoel Tobias, os gênios Shumacher, Índio, entre tantos outros, e fora dela um fator essencial: a torcida.

O Maracanãzinho era pequeno demais para a torcida do C.R. Vasco da Gama, na final contra o Atlético-MG, os pouco mais de 17 mil ingressos vendidos, capacidade máxima suportada pelo ginásio, não comportou o tanto de torcida do Vasco que queria comparecer e apoiar o Gigante das Quadras, muito torcedor ficou do lado de fora, não podendo acompanhar ao vivo e a olho nu, a grande conquista.

Durante a competição o Vasco deixou para atrás fortes equipes, como a do Flamengo, Carlos Barbosa e Ulbra, e enfrentou o Galo Mineiro na decisão. No primeiro confronto, em Belo Horizonte, o Vasco não se intimidou e venceu por 3 a 1, sendo assim, necessitava apenas de um empate no Maracanãzinho.

No segundo jogo, o Vasco venceu novamente, dessa vez por 4 a 2, e pode comemorar com uma linda festa com seus torcedores o título de campeão nacional. O ano de 2000 foi especial, pelo fato do Vasco ter conquistado os títulos nacionais no futsal, no basquete e no futebol.

Ficha técnica do 2º jogo da final: Vasco 4x2 Atletico-MG

Ginásio do Maracanãzinho

Público: 17 mil pagantes

Vasco: Leandro, Schumacher, Alécio, Manoel Tobias e Marquinho. Entraram: Cacau, Índio, Micky e Euler. Técnico: Ricardo Lucena.

Atlético-MG: Renato, Índio, Júlio César, Saad e Lenísio. Entraram: Cidão, Adelmo, Piu, Ronaldo, Rosinha e Leitão. Técnico: Miltinho.

Fonte: YouTube História do Vascão
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Bahia Bahia 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (33,33%)
Empates 3 (33,33%)
Derrotas 3 (33,33%)
Total 9
Gols
Marcados 11 (61,11%)
Sofrido 7 (38,89%)
Total 18
Saldo 4
Cartões
Amarelos 11 (84,62%)
Vermelhos 2 (15,38%)
Total 13