Outros Esportes

Futsal: Vasco fecha parceria para reformular o esporte

1

Sem contar com o futsal no clube desde 2012, o Vasco fechou uma parceria inédita para reformular o esporte e voltar com força total na modalidade em que é o único carioca campeão da Liga Futsal. O pioneiro acordo entre o Cruzmaltino e a RU Sports, vertente esportiva da empresa Rio Universitário, tem como objetivo resgatar essa história.

O projeto, chamado de Projeto Vasco Futsal, atua na reestruturação das equipes de futsal feminina profissional e na masculina, tanto profissional, quanto no sub-20. Os times têm sido compostos por jogadores que já tiveram alguma passagem pelo futsal nas categorias de base e também por atletas vindo do meio universitário.

Além dos jogadores, a comissão técnica das três categorias são formadas por profissionais do esporte universitário. A coordenação esportiva da equipe masculina é feita pela RU Sports, enquanto a do feminino é regido pela JC2 Esportes, outra empresa que atua no esporte universitário carioca.

Para o atleta do vascaíno Victor Freire, que passou pelas nas categorias de base do Flamengo, Fluminense, Madureira, atuar pelo futsal universitário e profissionalmente têm algumas semelhanças e também bastante diferenças.

"São experiências bem iguais, mas bastante diferentes, o que eu vivi no futsal universitário eu não cheguei a viver no futsal profissional, em questão de clima e torcida. Acho que eu nunca joguei pra tanta gente quanto eu joguei no universitário, para 1.500, 2.000 pessoas, ginásio lotado e sem ninguém mais podendo entrar", disse Victor.

"Mas com certeza, jogar por uma federação, por um clube de camisa, tem um peso e um sentimento diferente. Tem muito mais responsabilidade, afinal você está representando uma instituição centenária. É muito legal poder viver esses dois âmbitos esportivos. Mas jogar por um grande clube tem um gosto especial", completou.

Com o propósito de impulsionar ainda mais o time, o Vasco firmou uma parceria com o município de Belford Roxo, que culminou na construção de uma equipe sub-20 masculina para o projeto. Para o feminino, juntou-se ao Piedade Tênis Clube, visando um time mais competitivo.

Hoje as três categorias estão disputando o Campeonato Carioca e querem, além do título, a vaga para disputar a Taça Brasil, o campeonato considerado mais importante.
 

Fonte: O Dia Online
  • Domingo, 22/11/2020 às 16h00
    VascoVasco 1
    São PauloSão Paulo 1
    Campeonato Brasileiro Morumbi
  • Quinta-feira, 26/11/2020 às 21h30
    VascoVasco
    Defensa y JusticiaDefensa y Justicia
    Copa Sul-Americana Estádio Norberto "Tito" Tomaghello
  • Segunda-feira, 30/11/2020 às 18h00
    VascoVasco
    CearáCeará
    Campeonato Brasileiro São Januário
  • Quinta-feira, 03/12/2020 às 21h30
    VascoVasco
    Defensa y JusticiaDefensa y Justicia
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 06/12/2020 às 16h00
    VascoVasco
    GrêmioGrêmio
    Campeonato Brasileiro Arena do Grêmio
  • Segunda-feira, 14/12/2020 às 20h00
    VascoVasco
    FluminenseFluminense
    Campeonato Brasileiro São Januário