Há uma forte discussão nos grupos de torcedores de que o Vasco deveria fazer o jogo com o Fluminense, em que for o mandante, em São Januário. No entanto, alguns detalhes importantes fazem a diretoria escolher o Maracanã como local das partidas.
O primeiro é o veto do BEPE (Batalhão Especializado em Policiamento de Estádios) aos clássicos cariocas no Território Hostil (exceção para o jogo com o Botafogo pela proximidade das torcidas). O segundo (e mais importante) é o contrato assinado com o Consórcio Maracanã em abril deste ano.
No atual contrato, o Vasco passa a ter as mesmas condições comerciais da dupla Fla-Flu e 8 datas neste ano e em 2026 para atuar no estádio. Relembre o que disse, à época, o CEO do Vasco em entrevista ao Sportv.
“Nas partidas em que o Vasco atuar como mandante, terá condições comerciais como as de Flamengo e Fluminense quando mandam, ao que se refere ao valor de locação, exploração de estacionamento e camarotes. Teremos possibilidade de ambientar o vestiário do Vasco, zona mista identificada de Vasco, bandeirinhas de escanteio, a iluminação e uma série de coisas. Mostra o reconhecimento de Flamengo e Fluminense da importância que o Vasco tem”, disse Amodeo.
Com isso, mesmo com pressão de torcedores do Fluminense, o presidente Mario Bittencourt não tem outra alternativa a não ser cumprir o contrato assinado em abril. Logo, os clássicos semifinais, nos dias 10 e 14 de dezembro, pela Copa do Brasil, serão disputados no Maracanã.
A CBF ainda vai sortear o mando de campo nas próximas semanas.