Futebol

Gaciba diz que lance de Juninho Pernambucano foi legal

Alguns torcedores escreveram e outros colegas suscitaram dúvidas a respeito do gol do Vasco, ontem a noite no clássico contra o Botafogo. Indagaram a respeito do início da jogada onde Juninho, sentado no chão trava a bola com os dois pés e, ainda no solo realiza o passe para Alecsandro fazer o gol. Veja o gol:



Na verdade, esta é outra “lenda” que foi criada e mal interpretada na regra do jogo. As vezes vejo a afirmação: – Falta porque o atleta não pode prender a bola quando está no chão! E isso virou verdade. Mas não é!

Em primeiro lugar, precisaríamos colocar uma vírgula no final da frase acima incluindo: – Colocando em risco a sua integridade física ou a de um adversário.

Esta é a falta de quem “joga deitado”, ou seja, o atleta deve ser punido se o árbitro considerar que o jogador está jogando de maneira considerada perigosa. Por este motivo, o reinício do jogo é através de um tiro livre indireto. Pergunto: Em algum momento algum jogador esteve com sua integridade física em perigo? Na minha opinião, não!

Juninho foi muito rápido, esperto em sua ação, utilizou um recurso lícito que tinha a sua disposição no momento. A bola é “presa” por um tempo mínimo e, na minha opinião, de maneira legal.

Mas, o futebol não é uma ciência exata, portanto, exponha sua opinião. Abç

Fonte: Blog do Gaciba - ge
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Audax Italiano Audax Italiano 2
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Brenner 3
Jogos
Vitórias 7 (31,82%)
Empates 8 (36,36%)
Derrotas 7 (31,82%)
Total 22
Gols
Marcados 29 (53,70%)
Sofrido 25 (46,30%)
Total 54
Saldo 4
Cartões
Amarelos 39 (88,64%)
Vermelhos 5 (11,36%)
Total 44