Clube

Garantia da Crefisa não fere Vasco com agência de fair play

A investigação em andamento na Agência Nacional de Regulação e Sustentabilidade do Futebol (Anresf), que monitora o acordo entre o clube e Marcos Lamacchia pela venda da SAF, foi citada no leilão da última sexta-feira que definiu a proposta da Almirante Participações como vencedora da para adquirir o Vasco.

Os detalhes sobre o leilão foram publicados primeiramente pelo perfil "Danteskoo" e confirmados pelo ge.

A juíza Simone Chevrand, da 4ª Vara Empresarial da Capital, questionou se a garantia apresentada pelo Banco Crefisa na proposta da Almirante Participações seria um problema na visão da Anresf. Mário Junqueira, que é sócio de Lamacchia e representou a empresa no leilão, argumentou que a agência de Fair Play havia restringido negociações entre Vasco e Crefisa. E a garantia envolve Crefisa e Almirante Participações.

Se houver aprovação de conselheiros e sócios do Vasco, a venda estará fechada. Ainda há um estudo da Anresf para com o negócio, mas as pessoas envolvidas tanto com Vasco quanto com a Almirante Participações S/A deixaram claro que a negociação entre as partes já está sacramentada independentemente da decisão do órgão regulador de fair play.

O representante da Almirante no leilão acrescentou que possíveis restrições da Anresf não vão afetar a negociação.

Veja trecho da ata do leilão:

"Pelo PROPONENTE (Almirante Participações) foi dito que: a decisão da CBF não obsta a garantia à ALMIRANTE, porque foi prestada à PROPONENTE. O que foi obstado pela CBF se dá diretamente ao VASCO. Defende que o próprio edital não trouxe a decisão da CBF como condicionante - inclusive, entenderam que poderia ser fiança ou garantia bancária. Prossegue dizendo que qualquer decisão da ANSREF não afeta o que é decidido em Juízo. Logo, qualquer que seja a decisão da CBF não desfaz o negócio. Narra que a decisão da CBF será respeitada no âmbito desportivo, mas, no que tange à presente alienação, não inviabilizaria o negócio jurídico que venha a ser feito em Juízo."

O Watchdog, Athos Moura, aprovou o leilão afirmando que não havia questões de segurança jurídica relevantes envolvendo as partes; o gatekeeper, José Eduardo Gussem, reafirmou que a atuação da Crefisa é com a Almirante, também dando parecer positivo à homologação.

O Ministério Público, representado por Gustavo Lunz, opinou que a decisão da CBF é dinâmica e pode estabelecer novas exigências, também dando parecer positivo para a venda.

Fonte: ge
  • Sábado, 19/09/2026 às 20h30
    Vasco Vasco 5
    Coritiba Coritiba 0
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 07/10/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Sábado, 10/10/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 13/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana La Bombonera
  • Terça-feira, 20/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 17/10/2026
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
Artilheiro
Thiago Mendes 8
Spinelli 8
Andrés Gómez 8
Jogos
Vitórias 23 (42,59%)
Empates 15 (27,78%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 76 (56,72%)
Sofrido 58 (43,28%)
Total 134
Saldo 18
Cartões
Amarelos 108 (92,31%)
Vermelhos 9 (7,69%)
Total 117