Categorias de base

Garotada dá exemplo aos profissionais

A tarde do último domingo pode não ter sido das melhores para o Vasco em função da derrota para o Santos, mas as categorias de base do clube tiveram muito o que comemorar. A equipe juvenil cruzmaltina conquistou a Copa Brasil Sub-17, uma das competições mais importantes da categoria. Na final, realizada no Espírito Santo, o time comandado pelo técnico Rodney Gonçalves derrotou o Santos por 2 a 1, com gols de Willen e João Marcos.

O meia-atacante Philippe Coutinho, negociado com a Inter de Milão, estava na Itália resolvendo os detalhes de sua transferência, mas conseguiu chegar a tempo de participar da decisão. Para o treinador, o título é fruto de um longo trabalho.

"Avalio esta vitória como conseqüência de um trabalho intensificado que fizemos nos últimos anos de fortalecimento das categorias de base. Poucos dias atrás, o infantil também conquistou a mesma competição. Hoje, a grande maioria dos nossos jogadores tem uma grande vivência no clube. Cerca de 70% deles estão no Vasco há mais de cinco anos, o que lhes dá uma vasta experiência e facilita na identificação com o clube, o que ajuda dentro de campo", explicou Rodney. "Espero que a nova diretoria dê continuidade aos esforços da antiga gestão, que melhorou muito as categorias de base do clube", completou.

O técnico ainda comentou a saída de Philippe Coutinho, principal jogador da categoria do clube. Ele lamentou a perda, mas explicou que os clubes ficam de mãos atadas neste tipo de situação. "A saída do Coutinho é uma grande perda para nós, mas é conseqüência das brechas que a Lei Pelé dá. Mais tarde, o jogador poderia deixar o clube sem dar qualquer lucro ao Vasco, o que seria muito prejudicial", avaliou.

Fonte: Jornal dos Sports
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Bahia Bahia 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (33,33%)
Empates 3 (33,33%)
Derrotas 3 (33,33%)
Total 9
Gols
Marcados 11 (61,11%)
Sofrido 7 (38,89%)
Total 18
Saldo 4
Cartões
Amarelos 11 (84,62%)
Vermelhos 2 (15,38%)
Total 13