Futebol

Gaúcho comemora sua estreia como técnico efetivo

Depois de eterno interino do Vasco nos últimos anos, Gaúcho estreará como técnico oficial do time, neste sábado, às 19h30m, contra o Coritiba, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Já em seu primeiro jogo, ele promoverá mudanças na equipe. Ainda não será por motivos táticos. Porém, ele acredita que, por iniciar o trabalho desde a pré-temporada como treinador, agora terá voz ativa.

- Não muda muita coisa este ser o primeiro jogo efetivado. Mas se eu falasse que é algo que não queria, estaria mentindo. São muitos anos no Vasco. Estou pensando muito positivo - disse o treinador, admitindo que é bem diferente comandar um time de futebol sem ser interino. - Em 2010, por exemplo, sabia que era uma situação de tampão. Logo depois, contrataram o Celso Roth. Agora, vou ter um período maior para treinar o time, e com o Ricardo ao meu lado. Hoje, vou poder opinar mais.

Ataque jovem

Por suspensão ou lesão dos titulares, Gaúcho não terá sete jogadores - incluindo Dedé, que fraturou a perna no mês passado e só retorna no ano que vem. Assim, os garotos da base foram beneficiados e alguém um pouco desatento poderá achar que a linha de frente vascaína é do time sub-20. Marlone, Jhon Cley e Romário serão os responsáveis por armar e finalizar as jogadas.

Para enfrentar o time paranaense, Gaúcho escalou Marlone no lugar de Felipe, suspenso pelo terceiro cartão amarelo; Jhon Cley entra na vaga de Éder Luís, lesionado; e Romário ganhou a posição de Tenorio, que sentiu dores no quadril no treino desta sexta-feira e foi vetado. Douglas e Juninho, também suspensos, serão substituídos por Fabrício e Fellipe Bastos, respectivamente.

- Lamentamos as contusões, mas podemos olhar pelo lado positivo. Isso dá oportunidade a quem não vem jogando. Dá condição para eles entrarem no início e para nós contarmos com a capacidade deles - disse Gaúcho.

Romário, que fará sua primeira partida como titular do Vasco, comemorou a escalação via Twitter. Aos 20 anos, o atacante entrou contra o Macaé, no Carioca, e o Cruzeiro, no Brasileiro. \"Muito feliz por estar novamente no elenco profissional do Vascão para mais uma partida do Brasileiro!!!\", festejou o atacante.

No geral, no entanto, o jogo vale pouco para os dois times, que nada mais aspiram no campeonato. Ainda assim, a velha rivalidade com o Flamengo é levada em conta. Se do outro lado, a torcida rubro-negra quer ver o time na frente do rival (são quatro pontos de diferença), o Vasco não aceita ficar atrás.

Fonte: O Globo Online
  • Terça-feira, 08/09/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Independiente Santa Fé Independiente Santa Fé 0
    Copa Sul-Americana El Campín
  • Sábado, 12/09/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena do Grêmio
  • Terça-feira, 15/09/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Santa Fé Independiente Santa Fé
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 19/09/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Coritiba Coritiba
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 07/10/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
Artilheiro
Spinelli 8
Jogos
Vitórias 20 (39,22%)
Empates 15 (29,41%)
Derrotas 16 (31,37%)
Total 51
Gols
Marcados 67 (54,03%)
Sofrido 57 (45,97%)
Total 124
Saldo 10
Cartões
Amarelos 104 (92,04%)
Vermelhos 9 (7,96%)
Total 113