Futebol

Gerente científico do Vasco revela cuidado especial com Pikachu

Pikachu não tem super poderes, mas precisou de uma super resistência para suportar o grau de exigência até a parada para a Copa do Mundo. Além de maior artilheiro do time este ano com 13 gols, ele é recordista de minutos em campo. São 2.970 minutos (sem contar os acréscimos) atuando em 33 das 37 partidas do Vasco em 2018. Por isso, é preciso um cuidado especial para não correr o risco de perder o grande destaque do time nesta temporada.

O segundo lugar no ranking da minutagem é o volante Desábato, com 2.736 (também sem os acréscimos) em 32 partidas. O que aumenta a permanência de Pikachu em campo é que ele não foi substituído nem uma vez. Os profissionais do Vasco, então, tentam utilizar todos os artifícios possíveis para minimizar o risco de lesões.

- Existe um trabalho especial, e não observamos apenas a minutagem, mas também o quanto intenso foi o jogo para o atleta. Quantos quilômetros percorreu, quantos piques acima de 25km/h ele deu... são vários dados analisados para termos o controle de carga semanal. Fazemos avaliações bioquímicas e termografia para tentarmos minimizar os riscos de lesões - disse o gerente científico Maurício Negri.

Segundo Pikachu, ele corre entre 9km e 10km em média a cada jogo. Então, ele já percorreu mais de 300km neste ano. A parada para a Copa do Mundo chegou em ótima hora para o jogador recuperar o gás e ficar pronto para as próximas maratonas. O meia acredita que um dos pontos mais importantes é fazer um bom trabalho de recuperação após as partidas.

- Para mim é muito importante estar sempre jogando, mas claro que existe uma preocupação da comissão técnica com o risco de lesões. Essa parada foi boa para todos descansarem e voltarem 100%. O descanso é fundamental depois das partidas para não termos lesões. Na reta final antes da parada muitos já estavam com desconforto ou sofrendo lesões. Graças a Deus comigo foi só desconforto. Os últimos quatro, cinco jogos foram muito desgastantes. Isso aconteceu com todos os clubes - finalizou.

O Vasco permanece em Pinheiral-RJ até o próximo sábado, quando realiza um jogo-treino. Na próxima semana o elenco continua no Rio de Janeiro o trabalho de preparação para o duelo com o Bahia, dia 16, em São Januário, pela Copa do Brasil. A equipe tricolor venceu por 3 a 0 o jogo de ida, na Fonte Nova, e tem a vantagem.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir