Imprensa

Globo irá reduzir transmissões de jogos em 2020 na TV Aberta e focar no PPV

A Globo vai reduzir as transmissões de partidas de clubes em TV Aberta. Entre outros motivos, há a intenção de reforçar a venda de pacotes de pay-per-view e arrecadar mais com o futebol. Essa estratégia tem sido implatada ano a ano.

Nas últimas temporadas, a emissora carioca já deslocou um bom número de jogos de Flamengo e Corinthians para horários alternativos, fora da grade de TV Aberta onde tradicionalmente eram transmitidos. Assim, incentivava as torcidas a assinar os pacotes fechados para assistir a seus times. Além disso, reduziu jogos dos Estaduais na TV Aberta.

Para 2020, a emissora vai acentuar essa linha, segundo apurou o blog. A revista meio & mensagem confirmou que o pacote de futebol da Globo teve uma redução de valores e número de jogos: deve cair de 95 para 85 datas na TV Aberta. Assim, o valor sofrerá leve redução para R$ 307 milhões, R$ 3 milhões a menos do que em 2018.

Além da intenção de reforçar o ppv, há a realização da Olimpíada e da Copa América. A Globo faz pacotes publicitários em separado dessas competições. Portanto, a redução do pacote do futebol nacional também faz sentido por haver outros ganhos.

A mudança de estatégia da Globo para transmissões também passa por se adaptar a um calendário da CBF que não atende os interesses comerciais da entidade. O executivo da emissora, Fernando Manuel, já defendeu em entrevistas que houvesse uma readequação dos Estaduais.

A melhor alternativa para aumentar a venda de ppv era alongar o Brasileiro por mais meses, possivelmente de fevereiro a novembro. Assim, os Estaduais poderiam ser disputados em datas menos nobres, no meio de semana, nos intervalos do Brasileiro e Copa do Brasil.

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos - UOL Esportes
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 3
    Olímpia Olímpia 0
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 03/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quarta-feira, 06/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana Estádio Bicentenario de La Florida
  • Domingo, 10/05/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 13/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 16/05/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
Artilheiro
Puma 5
Spinelli 5
Jogos
Vitórias 10 (38,46%)
Empates 8 (30,77%)
Derrotas 8 (30,77%)
Total 26
Gols
Marcados 36 (57,14%)
Sofrido 27 (42,86%)
Total 63
Saldo 9
Cartões
Amarelos 48 (90,57%)
Vermelhos 5 (9,43%)
Total 53