Futebol

Globo teme saúde de funcionários durante as transmissões do Carioca

A determinação da Prefeitura do Rio de Janeiro publicada na noite de sexta-feira (26) no Diário Municipal que autoriza um terço do público nos estádios de futebol a partir de 10 de julho preocupou de imediato executivos do Grupo Globo. A emissora teme pela saúde dos funcionários que participarão das transmissões do Campeonato Carioca. O cancelamento das transmissões ainda é descartado por hora, mas voltou a ser uma possibilidade discutida.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, executivos vão discutir mudanças no protocolo de segurança para transmissão no início da semana, já que a Globo não esperava essa permissão para torcedores tão rapidamente. A maior preocupação é com os operadores de câmeras e repórteres de campo, que estarão mais expostos.

Profissionais de câmera costumam ficar em posições mais próximas da torcida e seriam os mais afetados num jogo no Maracanã com 25 mil pessoas, por exemplo. A emissora estuda enviar uma posição à Ferj sobre o assunto para deixar claro que a emissora carioca está preocupada com a nova decisão municipal.

Por enquanto, a transmissão do Campeonato Carioca está mantida. Mas executivos da Globo já entendem que se não houver mínima segurança contra a pandemia do novo coronavírus para os profissionais que farão as partidas, não faz sentido ter transmissões de futebol.

A Globo, inclusive, poderia sofrer processos na Justiça do Trabalho por colocar profissionais em risco eminente de contágio do novo coronavírus, na interpretação desses executivos ouvidos. Técnicos, em grupos de WhatsApp, já relatam medo de transmitir jogos mesmo com o novo protocolo adotado pela Globo há algumas semanas.

Falta de segurança é um dos itens que pode acarretar em cancelamento de transmissão no Carioca sem que a Globo seja prejudicada ou tenha que pagar alguma multa para a federação ou para os clubes. Por causa da pandemia, a Globo já fará jogos do Carioca com contingente reduzido, conforme seu novo protocolo de transmissão. Um jogo que demandaria normalmente 16 câmeras, por exemplo, terá apenas oito no estádio.

Narrador e comentarista não vão aos estádios e profissionais que fazem parte do grupo de risco do Covid-19 — como diabéticos e pessoas com mais de 60 anos — não estão sendo incluídos na escala da Globo. Não é a primeira vez que a Globo se incomoda com questões envolvendo Marcelo Crivella e o Campeonato Carioca.

No fim de semana passado, executivos da emissora ficaram irritados com com a bagunça de decretos municipais que causou a suspensão e, depois, continuação do Campeonato Carioca. O novo decreto que permite público, no entender desses executivos, causou ainda mais desgaste no produto Campeonato Carioca, desvalorizando ainda mais o já não tão prestigiado estadual fluminense.

Fonte: UOL Esportes
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir