GloboEsporte faz enquete para escolher o qual melhor campeão brasileiro

14/05/2020 às 08h22 - FUTEBOL

Qual é o maior campeão brasileiro de todos os tempos? O GloboEsporte.com começa nesta quinta-feira a responder a essa pergunta, e quem decide o vencedor é você.

Como é o formato?

Serão 32 times em mata-mata, e quem vencer a enquete de cada confronto avança de fase. O formato é o seguinte: cada clube campeão brasileiro terá um ou dois representantes entre os 32. As exceções são os maiores campeões - Palmeiras, Santos e Corinthians -, que terão três equipes cada na chave.

Para desempatar entre Corinthians e Flamengo, foi utilizada a decisão do STF que prevê o Sport como o campeão de 1987. No entanto, o time carioca que venceu a Copa União daquele ano aparece entre as opções de voto na enquete do Flamengo.

Como escolher os representantes de cada time?

Quem foi campeão uma vez terá uma equipe entre os 32. Quem ganhou a taça duas vezes terá dois representantes. Mas como fazer para escolher os representantes dos times que ganharam mais de dois títulos? Através da seletiva. Nesta página, você vota em enquetes para cada um dos clubes que levantaram a taça mais de duas vezes.

Quando começa a próxima fase?

Os dois mais votados de Flamengo, São Paulo, Cruzeiro, Fluminense, Vasco e Internacional garantem um lugar entre os 32, assim como os três mais votados de Palmeiras, Santos e Corinthians. A próxima fase começa na segunda-feira. Abaixo das votações, você vê a campanha e a escalação de cada time participante das enquetes (nos torneios de pontos corridos, é o time-base ao fim do ano; nos outros, é a equipe que entrou em campo na final).

Para votar na enquete do Vasco, clique aqui.

Títulos do Vasco

1974
- 12 vitórias, 12 empates e quatro derrotas
- Andrada, Fidelis, Miguel, Moisés e Alfinete; Alcir, Zanata e Ademir; Jorginho Carvoeiro, Roberto Dinamite e Luis Carlos

1989
- 14 vitórias, 12 empates e três derrotas
- Acácio, Luís Carlos Winck, Quiñonez, Marco Aurélio e Mazinho; Zé do Carmo, Marco Antônio Boiadeiro, William e Bismarck; Bebeto e Sorato

1997
- 21 vitórias, sete empates e cinco derrotas
- Carlos Germano, Válber, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho, Nasa, Juninho Pernambucano e Ramon; Edmundo e Evair

2000
- 15 vitórias, nove empates e oito derrotas
- Helton, Clebson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho Paulista; Nasa, Jorginho, Juninho Pernambucano e Juninho Paulista; Euller e Romário

Fonte: GloboEsporte.com