Torcida

Grupo de torcedores do Vasco são transferidos para presídio em Benfica

Dos 77 torcedores do Vasco (entre eles seis menores) detidos antes do clássico contra o Flamengo, 69 foram encaminhados para a para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica. Eles foram qualificados pelos crimes de associação criminosa, corrupção de menores, desobediência a decisão judicial sobre perda ou suspensão de direito e pelo artigo 41 B da Lei do Estatuto do Torcedor.

Duas pessoas foram liberadas após prestarem depoimento. Os seis menores foram encaminhados para a Central de Garantias - Norte e autuados por ato infracional ao crime de desobediência e pelo artigo 41 B da Lei do Estatuto do Torcedor.

Alguns torcedores, presos em flagrante nas imediações da sede da 'Força Jovem Vasco', já tinham restrição de afastamento de estádio. Além disto, a organizada está banida de ir a estádios e precisaria ficar a mais de 5 km de distância do Maracanã, e a sede da torcida fica apenas a 2,5 km.

Todos os presos foram encaminhados para o Juizado Especial do Torcedor que converteu a prisão em flagrante para prisão preventiva. Na sede do grupo foram apreendidos objetos como fogos de artificio, facas, canivetes, soco inglês e cassetetes. De acordo com a PM, os suspeitos estavam se concentrando para promover algum tipo de ataque nos arredores do Maracanã.

- Nós tivemos informações de que um grupo de torcedores da Força Jovem iria fazer ataques a torcedores do Flamengo no entorno do Maracanã. A gente esteve em São Cristóvão e vimos um grupo com todas as pessoas usando camisas pretas, que é uma característica de grupos que atacam. E como eles têm uma restrição de 5 km do estádio e a sede fica a 2,5 km, de cara eles estavam descumprindo a medida judicial - afirmou o Major Silvio Luiz, do Gepe, ao GloboEsporte.com, apontando que os materiais apreendidos evidenciam que os torcedores planejavam uma emboscada:

- Eles foram abordados, cercados, presos e na revista foram encontrados pedaços de madeira, protetor bucal, soco inglês, o que, na minha opinião, confirma a tese de que eles iriam atacar a torcida do Flamengo. Não houve resistência - completou.

Confira na íntegra a nota da Polícia Civil:

A Policia Civil autuou em flagrante, neste sábado (28/10), 69 torcedores do Vasco que planejavam uma briga com torcedores do Flamengo, nas imediações do Estádio do Maracanã, durante a partida entre os dois times. Seis menores foram encaminhados para a Central de Garantias - Norte e autuados por ato infracional ao crime de desobediência e pelo artigo 41 B da Lei do Estatuto do Torcedor.

Segundo as informações, o grupo formado por 77 pessoas estava reunido na sede da torcida do Vasco, no bairro de São Cristóvão, onde foram detidos pela Polícia Militar e encaminhados para a projeção da 18ª DP (Praça da Bandeira) no Maracanã.

A autoridade policial de plantão apreciou o caso e, após todos os 71 detidos serem qualificados, autuou 69 deles pelos crimes de associação criminosa, corrupção de menores, desobediência a decisão judicial sobre perda ou suspensão de direito e pelo artigo 41 B da Lei do Estatuto do Torcedor. Duas pessoas foram liberadas após prestarem depoimento.

Todos os presos foram encaminhados para o Juizado Especial do Torcedor que converteu a prisão em flagrante para prisão preventiva. Na sede do grupo foram apreendidos fogos de artificio, facas, canivetes, soco inglês e cassetetes.

Fonte: UOL Esportes
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri