Política

Grupo Fuzarca emite nota sobre contas prestadas pela Vasco SAF

Nota em relação às contas prestadas pela SAF Vasco e sobre a ausência de prestação de contas por parte da Associação.

Nota do Fuzarca - Contas 2023

O dia 30 de abril de 2024 revelou aos vascaínos duas faces de um estágio institucional extremamente preocupante.

Por um lado, a SAF Vasco, criada sob promessa de solucionar problemas financeiros do futebol cedido pelo clube, apresentou resultados pífios em mais um exercício financeiro. Prejuízo de 123 milhões, péssima aplicação de recursos, abatimento modesto de dívidas, empréstimos vultuosos e operações com recebíveis definitivamente não integravam o roteiro que se anunciou com pompa e circunstância em 2022 pelos gestores de então e os ancilares de ocasião. O balanço patrimonial publicado revela que, tal como ocorre sob o aspecto desportivo, a SAF não está cumprindo o suposto papel financeiro de sua constituição.

Por outro lado, os gestores atuais do clube associativo simplesmente se abstiveram de publicar os resultados do que restou da Instituição no prazo legal, desprezando não apenas o ordenamento jurídico, como igualmente desrespeitando os seus torcedores e o seu quadro social.

Para justificar a falha, alegam que a administração anterior deixou o clube em estado de calamidade, desorganizado, abandonado.
Defendem que, diante da ausência de informações, terceirização das atividades financeiras e contábeis, dentre outros sinais de desleixo, foi inviável apresentar contas no prazo previsto em lei.

Entende-se que todas estas questões, que reforçam a obscuridade e a nebulosidade com a qual a operação de "venda" foi tratada, assim como a necessidade de adoção de providências cabíveis, em especial quanto as "dívidas ocultadas" do negócio capazes de custar a isolvência do CRVG, não deveriam ser supresa, na medida em que qualquer vascaíno conhece hoje o fracasso que representou a administração dos senhores Jorge Salgado, Carlos Robeto Osório e Roberto Duque Estrada.

Ocorre que, para além dos citados personagens, muitos daqueles que hoje se alinham ao grupo de situação responsável pela gestão atual do clube, não apenas sustentaram, como colaboraram para a gestão anterior. Portanto, não é factível a versão de que foram surpreendidos.

Caso as providências sejam sérias, contem com o movimento de oposição para auxílios necessários. Caso apareçam com mais do mesmo, aceitem a nossa vigilância e firme reação. Não pretendemos permitir que o desmonte a olhos vistos se concretize sem que lutemos para evitá-lo.

Grupo Fuzarca!




Fonte: X Fuzarca
  • Terça-feira, 21/05/2024 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    Fortaleza Fortaleza 3
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 02/06/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quinta-feira, 13/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir