Política

Grupo Malta do Vasco emite nota oficial sobre SAF

Nota Oficial

Associação Malta do Vasco

Com muita revolta e sentimento de indignação que presenciamos o nosso amado Clube sendo pilhado por grupos de golpistas que, sem a menor cerimônia, estão jogando vascaínos contra vascaínos unicamente com a intenção de confundir as opiniões, gerando narrativas que o Vasco só sai da situação de “Terra Arrasada” tornando-se clube empresa.

O nosso sentimento de revolta é justo, pois quando você olha para os lados e vê o nosso maior rival se estruturando financeiramente, socialmente e dentro das quatro linhas sem a necessidade de se tornar uma Sociedade Anônima.

A Lei 14.193/2021, ao criar a sociedade anônima do futebol (SAF), segue a tendência de vários países nos quais os clubes futebolísticos são constituídos sob forma de empresa. Conforme já informado, pelo presidente sub judice será efetuada uma cisão no clube em: Vasco Social e Vasco Futebol (SAF).

O Vasco Social é o Vasco dos sócios, com um déficit de +/- R$900 milhões e passivos trabalhistas e penhoras judiciais.

O Vasco Futebol (SAF) é o Vasco com toda a estrutura do futebol profissional/amador (masculino e feminino), Patrimônios (Estádio e CT), sem dividas e entregue para um investidor que irá gerir a nova empresa.

O Vasco Social não terá participação no Vasco Futebol, pois conforme Lei das SA 6.404/76 em seu artigo nº 251, determina que uma subsidiária integral não poderá ter como acionista uma associação, somente uma sociedade brasileira. Com isto existirão duas empresas distintas, onde o sócio não terá mais poder de decisão sobre os rumos do futebol.

Conforme estudos de advogados e contadores, este modelo de negócio (negociata) não serve para o nosso Clube. Concordamos com a tese de que os maiores beneficiados serão os “investidores” que receberão uma empresa nova, sem dividas, com a estrutura profissional de futebol operando e já com uma carteira de mais de 20 milhões de Vascaínos.

Ninguém até o momento, desta tenebrosa diretoria, apresentou os reflexos positivos e negativos da cisão da Associação e Futebol.

Desta forma surgem perguntas.

Como associação irá gerar receita para manter os esportes olímpicos e suas instalações?

No caso de falência da SAF, o que poderá acontecer? Talvez a venda da SAF para outros investidores que poderão mudar os nossos símbolos, cores e uniformes, ou quem sabe apenas aniquilar com a nossa paixão.

Vascaínos não vamos compactuar com mais este golpe, o Vasco é nosso, é do Povo, é do Brasil. Não acreditem nesta diretoria sub judice, pois nada cumpriram até então das suas promessas de campanha.

Sim, estamos vivendo dias difíceis com o nosso Clube, onde alguns se acham mais Vascaínos e com mais direitos que os outros. Mesmo assim, continuamos acreditando na pacificação e na união dos verdadeiros Vascaínos para reerguemos este Clube.

Nos do Malta do Vasco, ainda nutrimos a esperança que exista a verdadeira Vascaínidade no benemérito Sr. Mussa e no Sr. Júlio Brant, agindo como verdadeiros opositores a esta diretoria sub judice, declinando da ação que suspendeu a eleição legitima, pelo Estatuto rasgado, no dia 07/11/2020.

Chega de judicialização nas eleições do Vasco! Que o estatuto seja definitivamente respeitado! Que a vontade dos sócios seja acatada! Que o melhor projeto seja implantado (SOMAMOS)! Que o melhor Conselho Deliberativo e o Sr. Leven Siano sejam oficialmente proclamados na direção da Instituição para o período de 2021/2023. 

Fonte: Grupo Malta do Vasco
  • Quarta-feira, 26/01/2022 às 19h00
    Vasco Vasco 4
    Volta Redonda Volta Redonda 2
    Taça Guanabara Raulino de Oliveira
  • Sábado, 29/01/2022 às 21h00
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Taça Guanabara São Januário
  • Quarta-feira, 02/02/2022 às 21h35
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Taça Guanabara São Januário
  • Domingo, 06/02/2022 às 15h30
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Taça Guanabara Conselheiro Galvão
  • (09/02 - Qua) ou (10/02 - Qui)
    Vasco Vasco
    Portuguesa Portuguesa
    Taça Guanabara São Januário
  • (12/02 - Sáb) ou (13/02 - Dom)
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Taça Guanabara Maracanã