Política

Grupo Pró-Vasco divulga nota sobre entrevista de Jorge Salgado

Artigo: “Alerta ao Presidente Jorge Salgado”

Data: 09/fev/2021

Por: Eduardo Machado, Ricardo Leon e Karlos Oliveira (Grupo Pró-Vasco)

Baseado na entrevista de 08/fev/2021 do Presidente Jorge Salgado o Grupo Pró-Vasco apresenta os seguintes alertas:

1) Percebemos conservadorismo em excesso, o Vasco da Gama indica que precisa de mais velocidade, assertividade, ousadia e inovação nas mudanças.

2) Depois de uma transição caracterizada como profissional pelo próprio presidente, generalizar redução de despesas entre 20 e 30% é pouco. Mais precisão nas informações nessa altura já seria possível. O Vasco da Gama custa quanto afinal? R$ 17MM ou R$ 18MM/mês? Ou seria outro número ainda a ser apurado?

3) Ainda antes da posse, Jorge Salgado pediu a união de todos os Vascaínos, falou em ajuda, em abertura e pacificação, falou em profissionalização e mudanças para melhor. Passadas semanas dessas falas percebe-se o Vasco da Gama tímido, preocupado e com o pé atrás. Claro que o volume de trabalho é enorme para todos os envolvidos, mas a timidez da abertura apresenta sinais de que um cinturão começa a se formar, isso não será bom. Esperamos que seja impressão, ou até mesmo leitura equivocada, da nossa parte.

4) O Vasco da Gama não tolera mais “grupos fechados”, isso mostrou-se péssimo em todas as gestões anteriores. Vivemos de lapsos de aberturas reais e concretas, lapsos que não sustentam mais a instituição. Essa gestão tem a obrigação de implantar práticas modernas e sustentáveis. Cuidado, pois a competência que venta lá pode não ventar cá (livre adaptação de um ditado português).

Enfim, Jorge Salgado tem potencial para liderar uma gestão participativa. Mas sem ousadia, ritmo/velocidade, inovação e sustentabilidade (econômica principalmente) poderá soltar uma cortina de fumaça como a que afundou o Botafogo, que terá redução de receita, o que rebaixamentos anteriores não propiciaram. Bragantino, Fluminense e Ceará, principalmente os dois últimos com seríssimas restrições orçamentárias, fazem campanhas para lá de dignas com viés de alta para os próximos anos.

A entrevista de ontem poderia ter sido muito melhor. A fórmula, pra lá de genérica, apresentada em todas as últimas eleições do clube, inclusive essa recente, não funcionará, ou funcionará pouco para sermos otimistas.

O Grupo Pró-Vasco publica esse alerta mantendo a confiança de que seja transformado na prática, para muito melhor, o que ouvimos ontem. O Vasco da Gama deve olhar para competência e fazer uma abertura verdadeira, ou continuaremos nessa infindável tormenta que, desde 2013, nem espasmos de felicidade nacional ou internacionalmente vivenciamos. Estamos cientes que é pouco tempo e a massa Vascaína está com os nervos à flor da pele, mas isso não é novidade para ninguém, portanto entendemos que o alerta é oportuno, ainda que seja muito cedo para qualquer avaliação temporal.

Boa sorte Presidente Jorge Salgado!!!!

Fonte: Facebook do grupo "Pró-Vasco"
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri