Guardiola desabafou nesta sexta-feira, um dia após a Federação Inglesa (FA) negar o visto de trabalho ao volante Douglas, do Manchester City. O clube inglês enviou um relatório com direito a argumentos de Pep Guardiola e Tite para que ele disputasse a Premier League, mas o argumento não convenceu a entidade a fornecer a permissão de trabalho ao brasileiro, que provavelmente terá que ser emprestado.
- Ele não conseguiu a permissão. Vamos tentar emprestá-lo novamente e buscar o visto de trabalho. É muito difícil entender, sabe? Muito difícil entender. Pessoas que não o veem treinando todos os dias julgam se ele tem qualidade para jogar aqui. Eu aceito as regras, mas não entendo. Qualquer pessoa no mundo deveria poder trabalhar onde ele quisesse.
Em seguida, o treinador do Manchester City seguiu em seu desabafo e questionou os critérios utilizados.
- Eu e o técnico do Brasil sabemos muito mais do quem julga se um jogador tem qualidade. Estou muito triste e decepcionado pelo Douglas, porque ele mostrou que poderia nos ajudar, poderia jogar conosco, mostrou muitas coisas boas na pré-temporada. É a razão pela qual gastamos tanto dinheiro nele. É um jogador com enorme capacidade de jogar conosco. Caso contrário, não teríamos investido tanto.
A FA apenas negou o visto sem dar uma explicação oficial, dizendo que jogador não preenchia as condições. De acordo com a regra, um jogador precisa de um mínimo de partidas internacionais por sua seleção para ter visto de trabalho e poder jogar na liga inglesa (por isso, a participação de Tite). Esse número varia de acordo com a posição do país no ranking da Fifa. Para seleções até a décima colocação – caso do Brasil –, deve-se ter atuado em ao menos 30% dos jogos dos últimos 24 meses.
A pré-temporada realizada pelo jogador no último mês deixou Guardiola convencido de que, diante do insucesso das contratações de Fred e Jorginho, que acabaram assinando com Manchester United e Chelsea, respectivamente, a melhor solução era manter Douglas no grupo. Porém, nesta quinta-feira, o clube foi informado de que ele não poderá atuar.
O processo para essa próxima temporada é praticamente irreversível. O City tentará novamente para 2019/20. Mais atuações pela equipe para a qual ele for emprestado e até convocações poderão estimular uma concessão da permissão de trabalho daqui a um ano.