A grande pérola do futebol de formação brasileiro esta temporada reside no aprazível Rio de Janeiro, onde um talento puro aspira a manter os seus inconfundíveis sinais de futuro que o levam já a ser pretendido por grandes clubes da Europa, entre os quais o FC Porto.
Esta última temporada trouxe a Guilherme Costa propostas de Chelsea e FC Porto, mas acabou por preferir permanecer no seu actual clube, com o qual rbricou um vínculo cprofissional do atleta, que se estenderá até 2013.
O valioso criativo desenvolve-se no Vasco da Gama, onde se mostra um verdadeiro número 10 de grande capacidade futura, que se tem já uma escolha habitual para as selecções jovens do Brasil. Desta forma, Guilherme é visto no clube carioca como \"uma jóia rara,\" como indicou Ricardo Caetano, o director executivo para o futebol do Vasco, o que tornou \"muito difícil mantê-lo.\"
Terá sido \"um grande desafio\" para o Vasco manter o jovem craque, que a longo prazo confirmará se a decisão da estutura brasileira em segurá-lo se revelou a mais acertada, pelo que no clube do Rio ainda se coloca em dúvida o compromisso imediato de Guiherme.