Futebol

Há 100 anos, Arlindo garantia vitória em 1° clássico contra o Fluminense

Depois das estreias contra Botafogo e Flamengo, o Vasco enfrentou pela primeira vez o Fluminense, no dia 20 de maio de 1923, e fez do rival mais uma vítima na trajetória rumo ao primeiro título da sua história. Observado por mais de 10 mil torcedores, Arlindo abriu o caminho para a artilharia da competição, no Estádio das Laranjeiras, há exatos 100 anos.

O algoz

Autor do gol da vitória por 1 a 0, Arlindo ainda não havia feito gols pelo Vasco na competição. Mas desandou a marcar depois do clássico contra o Fluminense e terminou o Carioca como artilheiro, ao lado de Ceci, com oito gols.

Natural do Rio de Janeiro, Arlindo Corrêa Pacheco tinha 25 anos à época e era funcionário de uma companhia de seguros no centro do Rio de Janeiro.

Ele não ficou muito tempo no Vasco, afinal esta era uma de suas características, tanto que era chamado de “borboleta”, apelidado dado aos jogadores que trocavam muito de clube.

Ele estava no Botafogo antes de chegar ao Vasco e também tinha passagens por Villa Izabel e América. Logo após o Carioca, Arlindo saiu e não participou da famosa Resposta Histórica de 1924, após a AMEA solicitar ao clube a exclusão de alguns jogadores. Russinho, contratado para o lugar do artilheiro, foi um dos atletas caçados pela associação.

Flu já havia sido vítima dos Camisas Negras

Apesar do primeiro jogo oficial entre os rivais ter ocorrido em 20 de maio, as equipes haviam se enfrentado em um amistoso dois meses antes. Novamente com vitória do Vasco.

O Vasco diminuiu antes do intervalo, com Negrito, e virou no segundo tempo, com gols de Totterolli e Negrito mais uma vez, decretando a vitória por 3 a 2.

Outra vitória na volta

O ano de 1923 não teve espaço para o Fluminense. Depois de vencer o amistoso e o primeiro clássico oficial, o Vasco também derrotou o rival tricolor no jogo do segundo turno do Campeonato Carioca. Em 29 de julho, Pires e Negrito garantiram a vitória vascaína por 2 a 1.

Os Camisas Negras sofreram apenas uma derrota na campanha do título: 3 a 2 para o Flamengo, pelo jogo de volta. Ao todo, o Vasco somou 11 vitórias, dois empates e uma derrota.

Fonte: ge
  • Domingo, 01/11/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Palmeiras Palmeiras 1
    Copa do Brasil Nubank Parque
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 26 (41,94%)
Empates 16 (25,81%)
Derrotas 20 (32,26%)
Total 62
Gols
Marcados 84 (54,55%)
Sofrido 70 (45,45%)
Total 154
Saldo 14
Cartões
Amarelos 122 (91,73%)
Vermelhos 11 (8,27%)
Total 133