Há 19 anos, Vasco fazia virada histórica em jogo contra o Palmeiras

20/12/2019 às 08h34 - FUTEBOL

Todo dia 20 de dezembro é especial para os vascaínos. Nesta sexta-feira, a épica virada sobre o Palmeiras, na terceira partida da final do Mercosul de 2000, completa 19 anos. Naquela noite, no antigo Palestra Itália, o Vasco saiu perdendo por 3 a 0, mas virou para 4 a 3 só no segundo tempo e conquistou o troféu para nunca mais esquecer.

Depois de dois jogos, cada um com um vencedor, Palmeiras e Vasco duelavam em São Paulo pelo título da competição, que valia como a atual Sul-Americana. Os donos da casa logo abriram 3 a 0 de vantagem e se sentiram confortáveis. Esqueceram-se, porém, que Romário e companhia estavam do outro lado. E dariam trabalho.

No segundo tempo, o Vasco, finalmente, entrou em campo. Aos 13 minutos, Romário, de pênalti, diminuiu. Só 11 minutos depois, outra penalidade, e mais uma vez o Baixinho converteu. Se não bastasse a desvantagem, o Cruz-Maltino ainda teve o zagueiro Júnior Baiano expulso, mas não deixou se abalar.

Aos 40 minutos, já perto do fim, Juninho Paulista empatou a partida no Palestra Itália. E ainda faltava mais um gol de Romário. Aos 48, de novo ele, no rebote da zaga, marcou o quarto do Vasco, para desespero palmeirense.

Fonte: ge