Há 63 anos, Vasco goleava o Barcelona por 7 a 2

23/06/2020 às 08h22 - FUTEBOL

23/06/1957 - Barcelona 2 x 7 VASCO A geração super-supercampeã alcançava sua sétima vitória seguida na excursão de 57, desta vez impondo ao Barça a maior goleada já sofrida em sua casa em jogos internacionais.

Não era um fraco Barcelona como muitos costumam pensar. Uma semana antes, esse mesmo time havia conquistado de forma invicta a Taça da Espanha. E algumas semanas depois conquistaria o título invicto da Pequena Taça do Mundo contra o Botafogo de Didi e Garrincha.

Os jornais da época atestam que o Vasco foi tido como uma verdadeira potência mundial. Muitos europeus, inclusive, chegaram à conclusão de que aquele era o melhor time do mundo.

O Jornal dos Sports insinuou q essa havia sido a pior goleada sofrida pelo Barça. Averiguamos os números e descobrimos que essa foi a segunda maior derrota que os culés já sofreram em sua casa na história. A maior foi em 1945, qdo o Athletic goleou o Barça por 6 a 0 no Les Corts.

Após o jogo, o Vasco recebeu uma proposta do próprio Barcelona pelo técnico Martim Francisco. As negociações com o Barça acabaram não evoluindo, ainda assim Martim foi para a Espanha em 1958, mas para treinar o bom time do Athletic de Bilbao.

FICHA Vasco: Carlos Alberto; Dario e Viana; Laerte, Orlando e Ortunho; Sabará, Livinho, Vavá (Wilson M.), Válter e Pinga. T: Martim Francisco. Barcelona: Ramallets, Olivella, Brugue, Segarra, Verges, Flotats, Basora, Villaverde, Martinez, Evaristo, Hermes Gonzalez. T: Balmany

GOLS VAS: Laerte (3x), Vavá (2x), Válter e Wilson Moreira. Villaverde e Martinez. BAR: Villaverde e Martinez.

Fonte: Twitter Estude o Vasco