As equipes de handebol masculina e feminina do Vasco/FAB saíram vitoriosas na tarde do último sábado (08). Os jogos ocorreram na Vila Olímpica Professor Manoel Gomes Tubino, em Jacarepaguá, válidas pelo Campeonato Carioca. As meninas conseguiram um resultado expressivo diante do Queimados/CEMS pelo placar de 35 a 7. Já os homens venceram o Nova Iguaçu por 39 a 22.
Após uma estreia consistente na competição, derrotando a UERJ com uma goleada de 47 a 2, o time feminino voltou a mostrar sua qualidade habitual. Mesmo com a ausência da pivô Nadyne, uma das destaques do Gigante da Colina, poupada para viajar à serviço da Seleção Brasileira, as jogadoras obtiveram um excelente resultado, com um placar elástico. Samara da Silva, uma das artilheiras do confronto, foi o grande destaque vascaíno, apesar da dificuldade em apontar apenas um nome dentre tantas que tiveram apresentação de alto nível. Rui Sanches, treinador vascaíno, elogiou o elenco.
- O conjunto foi muito bem, nossa defesa é muito forte. As meninas têm uma estatura muito boa e fisicamente estão bem. Então, elas conseguem fazer as coberturas, dificultando muito o ataque adversário, além de terem ido muito bem ofensivamente, com contra-ataques de qualidade. Os gols foram bem divididos, com todo mundo da linha marcando. Conseguimos testar algumas formações defensivas e ofensivas, pois estamos indo para a Copa do Brasil, e queremos surpreender os adversários. A Samara foi muito bem, uma jogadora de Seleção Brasileira, com tudo para disputar as Olimpíadas - frisou o comandante.
O masculino fez seu primeiro jogo no torneio, e levou a vitória para São Januário com o placar de 39 a 22 contra o Nova Iguaçu, rival direto pelo troféu. Tiago Gusmão teve destaque na partida, e ajudou o cruzmaltino a iniciar a competição com o pé direito. O elenco, campeão do Torneio Início em maio deste ano, entra na disputa como um dos favoritos ao título. Satisfeito com o resultado, Carlos Eugênio Azevedo, técnico do time, exaltou a força do grupo.
- A gente fez a estreia pelo estadual depois de ter ganho o Torneiro Início. Hoje enfrentamos o time de Nova Iguaçu, que é muito perigoso e vem com muita força. Abrimos 5 a 1, e eles empataram em 6 a 6. Depois prevaleceu a força da nossa equipe. O entrosamento defensivo e ofensivo nos ajudou a controlar bem o jogo. Todos jogaram, os reservas também entraram e contribuíram para o triunfo. Importante ressaltar que estes encontros servem de preparação para a Liga Nacional que irá ocorrer em breve - disse Eugênio.
A Liga Nacional terá início no fim de agosto para o masculino, que tem o São José como primeiro adversário. As meninas estreiam também contra o clube paulista, no começo de setembro. A próxima partida da equipe feminina no Carioca será contra o Nilópolis, pela terceira rodada, no dia 23 de agosto.