Futebol

Henry: "Eu passei a seguir o Vasco por causa do Romário"

Henry esteve presente em dois dos momentos mais traumáticos da seleção brasileira recentemente: a final da Copa do Mundo de 1998, vencida pela França por 3 a 0, e a vitória nas quartas de final, em 2006. Na primeira, era apenas um garoto, que participou da decisão e conquistou o título. No outro, fez o gol da vitória por 1 a 0. O atacante não se vê como carrasco, e contou do carinho especial que tem pelo país. Fã de Zico e torcedor do Vasco, ele não aprova o rótulo que recebe pelo gol da eliminação brasileira.

- Eles (amigos brasileiros) dizem: \"você matou a nossa seleção, você nos destruiu\". Eu sempre digo que não fui eu, mas vencemos como um time. Eu dei a sorte de estar lá e fazer o gol. Eu sei que vocês sempre lembram desse gol, mas vocês tem que lembrar também das coisas boas que ele (Roberto Carlos) fez pelo futebol brasileiro. Ele foi sempre um grande embaixador do Brasil em todo o mundo. Roberto, assim como Cafú e Jorginho, tem que ser respeitados porque foram bons não só por um ou dois anos, mas por dez ou 15 anos - disse Henry, defendendo o lateral Roberto Carlos, que foi muito criticado porque se abaixou para arrumar as meias na hora do gol.

Se por um lado ele entristeceu os brasileiros, por outro a idolatria pelo país pentacampeão é grande. O atacante é fã de Zico e Sócrates, rasgou elogios aos ex-jogadores Romário e Ronaldo e ainda tem um time de coração no país: o Vasco.

- Pelo que eu vi quando era garoto, Zico foi espetacular. Admirava muito também o Sócrates, por causa do estilo diferente, barbudo, alto e com um jeito único de jogar. Romário e Ronaldo trouxeram algo novo para o futebol. Antes os atacantes ficavam muito parados dentro da área. Hoje os atacantes tem habilidade, são altos e fortes, e correm por toda a parte.
Eles iniciaram uma nova era. Eu passei a seguir o Vasco por causa do Romário. Eu me identifiquei. O Vasco perdeu para o Corinthians no Mundial, em 2000, mas tudo que eu escutava na TV a torcida cantando: \"Vasco\". Esse grito ficou muito marcado na minha cabeça, e o tempo todo eu ficava cantando no vestiário do Arsenal - conta.

Aos 35 anos e atualmente no New York Red Bulls, dos Estados Unidos, ao lado de Juninho Pernambucano, ele só tem ótimas recordações do Brasil. Alguns são ótimas, como os craques que ele admira, mas outras só são boas para ele.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 20/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Olimpia Olimpia 3
    Copa Sul-Americana Defensores del Chaco
  • Domingo, 24/05/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 27/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 31/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 13 (40,63%)
Empates 9 (28,13%)
Derrotas 10 (31,25%)
Total 32
Gols
Marcados 46 (54,76%)
Sofrido 38 (45,24%)
Total 84
Saldo 8
Cartões
Amarelos 66 (89,19%)
Vermelhos 8 (10,81%)
Total 74