Futebol

História de Lorico, volante que estreou contra o Real Madrid em 1961

João Farias Filho nasceu dia 11 de dezembro de 1940, na cidade de Santos – SP. Era um líder nato e um volante com estilo clássico, que mesclava técnica e inteligência na composição do setor. Começou sua carreira na Portuguesa Santista em. Nessa época foi campeão sul-americano com a seleção militar, em 1959. Jogando ao lado de Pelé, ajudou a seleção a bater a Argentina na final, por 2 a 1.

VASCO DA GAMA

No ano seguinte já estava jogando no Vasco da Gama, que na época tinha um grande time; Humberto, Paulinho Almeida, Brito, Nivaldo e Dario; Barbosinha e Lorico; Sabará, Saulzinho, Vevé e Da Silva. Dentro da inexpressiva década vascaína de 1960, o ano de 1965 talvez tenha sido um dos mais significativos para o time de São Januário. Em comemoração ao quarto centenário da Cidade do Rio de Janeiro, foi organizado um grande torneio contando com o Vasco, Flamengo e a Seleção da Alemanha Oriental. O Vasco venceu o Flamengo e a seleção alemã, conquistando, de forma sensacional o título de Campeão do Troféu Quarto Centenário

Lorico estreou no Vasco contra o Real Madrid no Maracanã em amistoso ocorrido em 08 de fevereiro de 1961 e que levou ao Maracanã mais de 100 mil espectadores. Foi apontado na ocasião como “La Saeta Morena” em alusão a Puskas, tido pela imprensa espanhola como “La Saeta Rubia” (A Flecha Loira) trazendo ao amistoso uma curiosa disputa encerrada sem vencedores. O placar final da partida foi 2 x 2. Lorico se manteve como destaque do meio campo vascaíno durante a primeira metade dos anos 60 até ser negociado no meio da temporada de 1966 com a Prudentina de São Paulo.

Conquistou com a camisa cruzmaltina, além de 3 torneios internacionais e 2 nacionais, a Taça Guanabara de 1965 que deu oportunidade ao Vasco disputar e chegar à final do Campeonato Brasileiro de 1965, além do Torneio Rio-São Paulo de 1966. Obs: A semelhança com zagueiro Walter recém contratado do Cuiabá é mera coincidência!! Rs.

Fonte: Instagram de Gustavo Rego - Essência Vascaína
Loading...
  • Segunda-feira, 27/09/2021 às 20h00
    Vasco Vasco 2
    Goiás Goiás 0
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Domingo, 03/10/2021 às 18h15
    Vasco Vasco
    Confiança Confiança
    Campeonato Brasileiro - Série B Arena Batistão
  • Sábado, 09/10/2021 às 16h30
    Vasco Vasco
    Sampaio Corrêa Sampaio Corrêa
    Campeonato Brasileiro - Série B Castelão-MA
  • A definir
    Vasco Vasco
    Coritiba Coritiba
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Náutico Náutico
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Guarani Guarani
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir