Futebol

História: Zagueiro vascaíno Brito foi capa da Revista do Esporte em 1962

O zagueiro Hércules Brito Ruas foi capa do Nº 167 da Revista do Esporte, de 19 de maio de 1962. Na antepenúltima folha, o último item do expediente, que alude à primeira página, diz: "A saída de Belini (ainda se escrevia com um "l" só) do Vasco proporcionou a Brito sua grande chance de ser titular da equipe cruzmaltina. E o grande craque tem sabido aproveitar a oportunidade, cumprindo atuações seguras e que o credenciam a figurar entre os novos ídolos da torcida vascaína". A matéria está nas páginas 12 e 13, com uma chamada informando que o zagueirão estava no clube desde 1955, tendo começado pela equipe de juvenis. São quatro fotos, com a primeira (maior) contando, pela legenda, que "Brito esperou muito tempo, mas acha que valeu a pena..."

Por aquele tempo, embora o zagueiro central usasse a camisa 3, Brito exibia a 2 nas fotografias. A "RE" dizia que ele... "durante muitos anos tem sido a estrela do dos aspirantes.." (categoria já inexistente e anterior à principal). Em seguida, mostrava a trajetória deste carioca, da Ilha do Governador, aos 22 anos, levado para São Januário pelo goleiro campeão de 1956, Carlos Alberto Cavalheiro, que o descobrira no time ilhéu do Flexeiras AC, onde surgira Nílton Santos, seu primo, em segundo grau. Segundo a matéria, por Brito ter substituido Bellini tão bem durante uma excursão de 1961 foi que que o Vasco negociara o seu grande capitão. Por fim, o texto das duas páginas cita uma ficha de Brito: ..."nasceu em 9 de agosto de 1939, pesa 74 quilos e mede 1,83m de altura".

Além do que você acabou de ler, a edição ainda trazia, embora com quase cinco meses de atraso, nas folhas 32 e 33, relatos e fotos sobre o casamento de Brito, em 29 de dezembro de 1961, com Sueli Cardoso dos Santos, na igreja de Nossa Senhora da Ajuda, na Ilha do Governador, celebrado pelo frei Afonso Ninkel. O redator entrega que Brito chegou atrasado, porque teve de ir se confessar (era costume da época) e buscar seu terno, que estava sendo terminado, e que, ao ver a prima entrando no templo ao som da "Aleluia", cantada por Madalena dos Milagres, suas irmãs e primas não seguraram as lágrimas (de felicidades, é claro!).a

 

Fonte: Kike da Bola
  • Quarta-feira, 05/08/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    Fluminense Fluminense 1
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 09/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Domingo, 16/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 23/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Nubank Parque
Artilheiro
Spinelli 7
Jogos
Vitórias 16 (39,02%)
Empates 12 (29,27%)
Derrotas 13 (31,71%)
Total 41
Gols
Marcados 56 (54,37%)
Sofrido 47 (45,63%)
Total 103
Saldo 9
Cartões
Amarelos 82 (91,11%)
Vermelhos 8 (8,89%)
Total 90