Especulações e Saídas clique aqui

Historiador do Vasco representa o Centro de Memória do Clube em seminário

23/11/2019 às 11h12 - CLUBE

Nessa última quinta-feira (21/11), os representantes dos Centros de Memória dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro (Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense) participaram de um importante seminário realizado na sede da Fundação Getúlio Vargas (Botafogo, RJ). Intitulado "Os Centros de Memória do futebol carioca: desafios para a organização dos arquivos do Botafogo de Futebol e Regatas, Club de Regatas do Flamengo, Club de Regatas Vasco da Gama e Fluminense Football Club", o evento buscou debater os potenciais e limites da organização de arquivos dos principais clubes de futebol do Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação/VascoWalmer (ao centro) em seminário na FGV
Walmer Perres Santana (ao centro) em seminário na FGV

O encontro foi organizado pelo Laboratório de Estudos do Esporte (LESP), coordenado pelo Professor Bernardo Buarque de Holanda, e pela Coordenação de Documentação da Escola de Ciências Sociais (FGV-CPDOC), administrada pela Professora Carolina Gonçalves Alves. Após o seminário, todos foram convidados a realizar uma visita técnica na Casa Acervo CPDOC, referência nacional na preservação de acervo.

O Centro de Memória do Club de Regatas Vasco da Gama esteve representado pelo Historiador do Clube, Professor Walmer Peres Santana. O profissional, que está há dez anos no Gigante da Colina, falou sobre a importância da participação do Clube no evento.

- No que se refere a preservação de acervo em clubes esportivos, o nosso Vasco é protagonista. O Vasco possui o maior acervo histórico digitalizado de um clube esportivo no mundo. Essa marca expressiva foi alcançada com muito trabalho, tanto da equipe técnica, quanto dos dirigentes do Centro de Memória - disse Walmer Santana, que também falou um pouco do que foi apresentado pelo Clube na FGV.

- No seminário procuramos demonstrar o antigo cenário de guarda do acervo do Centro de Memória, em péssimo estado, e todas as melhorias realizadas com o início do nosso trabalho, além das expectativas para o futuro. Notadamente, o Museu do Vasco se insere nessa questão.

O Centro de Memória do Vasco é responsável pela gestão do acervo histórico do Clube, administração do Salão de Troféus e implantação e coordenação do Tour pela Colina Histórica. Essa importante divisão pertence ao Departamento de Relações Especializadas, cuja pasta é administrada pelo Vice-Presidente João Ernesto da Costa Ferreira, auxiliado pelo Diretor do Centro de Memória, Professor Adílio Jorge Marques, e pelo Diretor de Museu, Fernando Lopes.

 

Fonte: Site oficial do Vasco