Há muito tempo que o futebol do Rio de Janeiro não vivia uma grande fase. Por isso, o clássico entre Fluminense e Vasco, nesta quinta-feira, às 20h30, no Maracanã, pelo primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, promete ser uma grande festa. Todos os ingressos estão praticamente vendidos, além, é claro, de toda a rivalidade entre tricolores e cruzmaltinos.
O Vasco vive grande fase e está invicto há 11 jogos. O Fluminense não perde há 14. Com o fiasco de ambos no Campeonato Estadual, a conquista da Copa do Brasil passou a ser uma obsessão. O Gigante da Colina é superior no histórico dos confrontos. Na total, são 127 vitórias, 110 derrotas e 88 empates.
Segundo o regulamento da CBF, quando duas equipes de mesma cidade se enfrentam no mesmo estádio, o critério de gols não existe. Acontecendo um empate no resultado agregado, a decisão da vaga na final será nas penalidades máximas.
Esta não será a primeira vez que Fluminense e Vasco se enfrentam pela Copa do Brasil. Em 2000, o Tricolor levou a melhor. No primeiro jogo, no Maracanã, empate por 1 x 1. Na volta, em São Januário, nova igualdade. Desta vez, por 2 x 2.
O presidente vascaíno, Eurico Miranda, há tempos salienta a importância de conquista da Copa do Brasil. Sendo assim, os jogadores incorporaram o clima de decisão que este confronto carioca merece.
\"O Vasco é um clube que conquistou muitos títulos. Quero entrar para a história e vencer a Copa do Brasil. Estamos unidos e realizando boas partidas. Sabemos da dificuldade, mas vamos entrar em campo para vencer o Fluminense\", disse o meia Morais.
O volante Marcão, que volta ao Fluminense, sabe que a partida não será das mais fáceis, mas acredita no potencial do Tricolor. O jogador tratou de minimizar a vantagem histórica do rival.
\"Particularmente, acho isso relevante. Queremos é conquistar a vaga para as finais da Copa do Brasil. Sabemos da dificuldade, mas vamos lutar para alcançar o nosso objetivo\", frisou.
O técnico Renato Gaúcho utilizou uma série de formações para o embate decisivo, porém, deverá optar pela permanência do volante Roberto Lopes e do meia Valdiram na equipe titular.
Enquanto que o técnico Renato Gaúcho tentou fazer algum mistério quanto à escalação, Oswaldo de Oliveira já divulgou o time que entrará em campo. Além das voltas de Petkovic e Marcão, o treinador poderá contar com o zagueiro Thiago Silva, que era dúvida em função de dores na coxa esquerda.
Mais lidas