Futebol

Há vida sem Romário

Há um mês, quando Romário, na sala do presidente Eurico Miranda, anunciou que estava indo jogar nos Estados Unidos, a dúvida era saber como o time do Vasco se comportaria sem o jogador que o liderou nos últimos anos.
Passados sete jogos sem a camisa 11 entrar em campo, a resposta não poderia ser mais animadora. O Vasco vai muito bem, obrigado, sem o veterano atacante. Mais do que isso, em alguns pontos, o time mostrou progresso.

São cinco vitórias e dois empates desde então. O ataque não carece de gols. Tem a segunda melhor média da temporada, entre os times da Série A, e não deixou de marcar em nenhum jogo na era pós-Baixinho.

Em termos físicos, a saída de Romário abriu espaço para que o técnico Renato Gaúcho pudesse escalar juntos Edílson e Ramon. Lançar três veteranos ao mesmo tempo seria demais e, por isso, Ramon estava sendo sacrificado no banco.

No discurso, ninguém admite abertamente que a ida de Romário para o exterior acabou sendo uma boa para o time. Mas os depoimentos sobre a nova fase do time deixam claro que a equipe ganhou uma nova forma de jogar que, provavelmente, não seria viável com o Baixinho em campo.

- Encontramos um padrão de jogo. O ataque começa na defesa e a defesa começa no ataque. Todos estão se ajudando - analisa o goleiro Cássio.

O esquema com o quarteto ofensivo só é possível se os jogadores de frente se dedicarem.

- Estamos tendo humildade de voltarmos para trás da linha da bola quando estamos sem ela. Principalmente nós lá da frente, temos de ajudar nisso - disse Morais.

Seria impensável exigir de Romário que, aos 40 anos, voltasse sempre para marcar. Além de sua ausência tornar possível um time em que os 11 jogadores pegam, o Vasco agora mostra muita velocidade nos contra-ataques.

- Eu e o Edílson formamos uma dupla veloz. Corremos o tempo todo, puxamos contra-ataques. Por isso, também, que voltamos a vencer fora de casa - disse Valdiram, autor de quatro gols na era pós-Romário.

Mais solidariedade, velocidade e marcação. No desfalque de Romário, quando muitos pensaram que estaria o começo do fim deste Vasco, pode ter sido aberta a porta para novos tempos em São Januário.

Fonte: Lance
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri