Política

'Identidade Vasco' lança nota sobre o Dia Nacional da Consciência Negra

2

NOTA OFICIAL

Um chamado geral a consciência geral

O Vasco nasceu um clube popular e popular permanece. E POPULAR no Brasil significava e significa ser um clube com a alma preta, temperada pelos irmãos portugueses.

Ambos, pretos e portugueses, trabalhadores, moradores dos subúrbios cariocas, enfrentavam a lógica preconceituosa e elitista do futebol por isso escreveram em pedra o compromisso popular e igualitário, fazendo do Estádio de São Januário, símbolo de sua força e potência.

Crescemos e construímos nossa imensa torcida Brasil afora.

O Vasco é o maior clube do Brasil e um dos maiores do mundo não apenas pelos seus títulos, ainda que tenhamos muitos, mas porque nascemos e nos tornamos gigantes em uma sociedade que insiste em fingir que o racismo não existe, que permanece autoritária, extremamente desigual e onde certas vidas importam nada ou muito menos do que outras.

Se o Vasco tem legado histórico com a luta pela inclusão racial, precisa ter também seu presente vinculado a esta causa. Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista. Precisamos aumentar a participação de negras e negros, nos conselhos institucionais do CRVG, nos poderes do clube e também como associados. É fundamental termos um centro de memória acessível e completo, que torne o passado mais vivo e atual.

Neste dia da Consciência Negra, somos chamados à reflexão, mas também à ação. Não aceitar a subjugação de alguém em função de sua cor, não é apenas um ato de cidadania, é também a defesa da humanidade.

O Vasco é a vitória desse Brasil que insiste, apesar de tudo.

Identidade Vasco - O Vasco é a nossa Identidade.

Fonte: Facebook Identidade Vasco
  • Domingo, 22/11/2020 às 16h00
    VascoVasco 1
    São PauloSão Paulo 1
    Campeonato Brasileiro Morumbi