Com o início do trabalho do técnico Marcelo Cabo e o anúncio das contratações de Marquinhos Gabriel, Ernando e Zeca, o Vasco começou a mostrar qual será a sua cara para 2021. Novos jogadores ainda chegarão, assim como outros seguirão os passos de Gustavo Torres, Léo Gil, Fernando Miguel e Yago Pikachu e deixarão São Januário. O planejamento da diretoria foi analisado por três ídolos do clube.
Confira a entrevista abaixo:
Planejamento para 2021
Ricardo Rocha
- É preciso arrumar a casa dentro do que aconteceu. Não vai ser fácil. É preciso cumprir os contratos que estão em vigor. Não dá para ficar especulando nada porque existem contratos e é preciso respeitá-los. É preciso conversar antes de qualquer decisão. O Campeonato Brasileiro acabou há pouco e, mesmo assim, já estão conseguindo trazer alguns reforços.
A presidência está há pouco tempo e o torcedor precisa ter paciência. Não vai ser fácil, o problema do Vasco vem de anos. O clube caiu 4 vezes em 12 anos. É preciso de uma gestão austera e forte porque vai ser um ano difícil.
Luisinho Quintanilha
- O Vasco deu o primeiro passo com a contratação da comissão técnica, embora pense que poderia haver um pouco mais de trato com o Carlos Germano (ídolo e treinador de goleiros, que deixou o clube no início deste mês) (...). Embora eu tenha gostado da chegada do Marcelo Cabo, acho que ele deveria estar envolvido com os treinamentos, desde a sua apresentação. Junto com o time Sub-20, que participou dos primeiros dois jogos.
Não sei como está sendo o planejamento, mas a presença dele dá moral aos jogadores, que gostam disso. Sem desmerecer o Siston, que está fazendo um grande trabalho no Sub-20 e que vai ter a sua chance no profissional. Mas, nesse momento, ele sabe que seria algo temporário.
Sobre o início de competição, pela forma que o time terminou o Brasileiro, o time não pode perder e deveria existir uma mescla dos jogadores jovens com outros mais experientes, mas formados na base, como o Bruno Gomes, o Ricardo Graça e o próprio Talles Magno. São jovens, mas estão mais experimentados no profissional e poderiam dar um suporte aos que estão chegando. O Vasco precisa das vitórias.
Valdir Bigode
- Estou como espectador vendo o que está acontecendo, as mudanças e a tentativa do melhor, torcendo para que as coisas melhorem. Acredito que estejam trilhando um caminho bom! Se realmente houver essa reformulação geral e fizer boas contratações, tem tudo para dar certo.
Contratação de Marcelo Cabo
Ricardo Rocha
- Contrataram um treinador experiente. Gostei muito do nome. Ele já fez um belo trabalho no Atlético-GO, na primeira divisão e conhece a segunda.
Luisinho Quintanilha
- Estamos na expectativa que o Marcelo Cabo faça um grande trabalho no Vasco. É um treinador que fez um bom trabalho no Atlético-GO, mas que conhece bem a Série B e a realidade que o Vasco enfrentará neste ano. É um treinador que tenta se firmar no cenário nacional e o Vasco é uma grande oportunidade para ele.
Valdir Bigode
- Sinceramente, é difícil falar sobre esta contratação, porque ele chegou agora. É preciso aguardar, ver o trabalho e os resultados. Antecipar qualquer coisa antes do rapaz começar não é justo. Ele já tem alguns bons trabalhos e vamos torcer para dar certo no Vasco também.
Chegadas de Zeca, Marquinhos Gabriel e Ernando
Ricardo Rocha
- O treinador está dando o OK nos nomes, embora alguns deles não tenham um bom desempenho faz tempo. O Marquinhos Gabriel, por exemplo, faz tempo que não é titular, assim como o Zeca. Mas o treinador, às vezes, faz com que o jogador tenha um bom desempenho. Acho válido pela confiança do treinador e pela experiência dos atletas.
Luisinho Quintanilha
- São jogadores que chegam com o aval do treinador. Muitos falam na necessidade de montar um time de Série B, mas o importante é colocar em campo o melhor time possível. É claro que existe a questão financeira e disponibilidade de alguns atletas. Mas existem boas opções no mercado. É preciso fazer uma análise criteriosa para contratar e errar menos.
Mas vale dizer que o Vasco tem bons jovens e eles mostraram qualidade nos primeiros jogos do Campeonato Carioca. Estamos na torcida para tudo dar certo.
Valdir Bigode
- Está acontecendo uma reformulação muito grande e vamos torcer que os jogadores consigam desenvolver os seus trabalhos. Alguns jogadores estão saindo, outros já chegaram e devem chegar ainda mais.
Possíveis saídas de Leandro Castán e Cano
Ricardo Rocha
- O maior problema é o salário deles. Não há condição de pagar porque existe um teto. Não adianta entrar em desespero e depois não conseguir voltar para a Série A. Eu gosto muito desses jogadores, mas é preciso motivá-los e nisso está o pagamento dos atrasados que eles têm direto. Por isso, às vezes, é até melhor sair em busca de novos ares, porque eles são bons jogadores. Gosto muito deles.
Luisinho Quintanilha
- Às vezes chega um momento para o atleta que também é importante mudar de clube. O Vasco tem muitos jogadores jovens e vai precisar de líderes, com o perfil dos jogadores mencionados. Agora, será que é importante eles permanecerem? Já existem um desgaste e falta de conquistas ao clube, algo que poderia dar um suporte para eles (...). É uma situação difícil, não é fácil encontrar jogadores como eles, mas é preciso conversar e saber se querem ficar e se enquadrar a nova realidade do clube. Sem dúvida, permanecer e ajudar o Vasco a voltar pode ser um grande desafio.
Valdir Bigode
- Como estão acontecendo mudanças, é preciso pegar o rendimento dos jogadores, os dados para avaliar se vale a pena mantê-los. Com certeza, devem estar fazendo isso e é o mais correto. E conversar também. Tudo isso para não julgar os jogadores de forma errada.
Podem não ter dado certo no último ano, mas isso não quer dizer que será assim novamente.
Mais lidas