IFAB aprova emenda que permite até cinco substituições

08/05/2020 às 11h26 - FUTEBOL

A paralisação do futebol ao redor do mundo tem colocado pressão no calendário das competições, e os torneios que forem reiniciados terão um período curto para encerrar suas disputas. Com o acúmulo de jogos em pouco tempo, a Fifa enviou, no fim de abril, um pedido à IFAB, famosa International Board, para que fosse permitida temporariamente a utilização de cinco substituições por jogo. Nesta sexta-feira (8), a instituição que define as regras do esporte aprovou o pedido, estabelecendo as diretrizes.

Conforme previsto no pedido da Fifa, de forma a evitar excesso de interrupção nas partidas, enquanto a bola estiver rolando, apenas três paralisações para substituições serão permitidas. Caso uma equipe faça apenas uma substituição por paralisação, ela pode ainda utilizar o intervalo para promover suas outras duas substituições.

Caso os dois times façam uma substituição ao mesmo tempo, esta paralisação contará como uma das três oportunidades de alterações para cada equipe. A International Board define ainda que, em competições em que for permitida uma substituição extra na prorrogação, cada equipe terá uma oportunidade de substituição adicional, com as alterações podendo também ser feitas antes do início da prorrogação e na pequena pausa entre os tempos da prorrogação.

A IFAB estabelece que esta emenda às Regras do Jogo é temporária e válida apenas para competições que já estão em andamento ou que estavam prestes a começar, mas que estavam marcadas para ser concluídas até 31 de dezembro de 2020.

A International Board anunciou também que, nas competições que atualmente utilizam o sistema de VAR, o uso da tecnologia poderá ser descartado caso a competição entenda ser melhor para o decorrer dos jogos.

Vale ressaltar que a emenda não é uma imposição aos torneios. Os organizadores de cada competição individual poderão escolher se adotam ou não as cinco substituições.

Fonte: Trivela