Futebol

Importância de Dedé para o Vasco é comprovada nos números

Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Dedé vai desfalcar o Vasco na noite da próxima quinta-feira quando o time vai enfrentar o Atlético-GO, às 20h30m (de Brasília), em São Januário. Referência na defesa e cada vez mais figurinha carimbada nas convocações para a Seleção Brasileira, o zagueiro é peça fundamental no time vascaíno. Prova disso são os números do Vasco nas seis partidas deste Campeonato Brasileiro em que ele ficou fora.

A média de gols sofridos aumenta consideravelmente quando Dedé não está em campo. Ele jogou 18 partidas. Nestas, o Vasco sofreu 16 gols dando uma média de 0,8 por jogo. Já nas seis partidas sem o camisa 26, foram 11 gols, o que dá uma média alta de 1,8 (confira a relação dos jogos abaixo).

Para o técnico Cristóvão Borges, a média aumenta não apenas pela ausência de Dedé. Outros fatores devem ser levados em consideração como entrosamento e ritmo de jogo. Ele recorda que no início do campeonato, a dupla com Anderson Martins estava consolidada desde janeiro. Com a saída de Anderson, Renato Silva entrou ainda buscando a melhor forma e mesmo assim conseguiu ir bem.

O entrosamento ficou ainda mais complicado quando a dupla foi formada por Renato e Victor Ramos. Foram poucos treinos juntos. Mas Cristóvão acredita que a situação só tende a melhorar.

- Qualquer modificação em uma dupla que vem jogando junto há muito tempo demanda uma adaptação e a média aumenta por isso. E é claro que a fase do Dedé é realmente maravilhosa, mas eu acredito em todos os meus jogadores - afirmou.

Diego Souza reconhece as questões de entrosamento, mas exaltou a grande qualidade de Dedé em campo. Segundo o camisa 10, seu companheiro merece de longe os elogios e o reconhecimento que vem tendo.

- O Dedé é um jogador que vem atuando há mais tempo e passa segurança para todos nós. Dificilmente você ve ele sendo driblado. E ele ainda é muito bom na bola aérea. Está vivendo um momento excelente, é um jogador de seleção e, com certeza, faz bastante falta para nós - afirmou.

Confira os jogos sem Dedé e as duplas de zaga


21/5 - Ceará 1 x 3 Vasco - Douglas e Jomar
29/5 - Vasco 3 x 0 América-MG - Fernando e Jomar
5/6 - Coritiba 5 x 1 Vasco - Fernando e Jomar
11/6 - Vasco 1 x 1 Figueirense - Fernando e Anderson Martins
14/8 - Vasco 1 x 0 Palmeiras - Renato Silva e Anderson Martins
4/9 - América-MG 4 x 1 Vasco - Renato Silva e Victor Ramos

 

Fonte: ge