O Vasco da Gama, com Nuno Moreira a titular, garantiu a passagem às meias-finais da Taça do Brasil, ao vencer o Botafogo nos penáltis, no Estádio Nilton Santos, após 1-1 no final do tempo regulamentar.
Com tudo empatado no início do encontro, graças ao 1-1 da primeira mão, os dois conjuntos lutaram para se superiorizarem e depois de uma maior pressão do Botafogo foi o Vasco da Gama o primeiro a ter sucesso: Neto não conseguiu travar da melhor maneira um livre de Phillipe Coutinho, e Nuno Moreira, na recarga, abriu o ativo.
Antes do intervalo, a igualdade seria restabelecida graças a uma grande penalidade, cometida por Léo Jardim e que Alex Telles, ex-FC Porto, tratou de converter (43'). A reviravolta pairou graças a Arthur Cabral, ex-Benfica, e a Mateo Ponte, mas nenhum teve o êxito desejado.
O antigo avançado das águias voltou a ameaçar no segundo tempo, o Vasco da Gama também rondou a baliza adversária, mas o apito final soou sem mais golos, empurrando as decisões para os penáltis. Aí, brilhou Léo Jardim, que parou Alex Telles, o primeiro do Botafogo a bater o pontapé dos 11 metros. O guarda-redes ex-Boavista e Rio Ave voltou a destacar-se no desempate por penáltis na Copa do Brasil.
Sorriu o Vasco da Gama, que segue para as meias-finais, onde encontrará o Fluminense, em encontros disputados a 10 e 14 de dezembro.