Quando derrotou o Paraná, no dia 4 de dezembro do ano passado, o Vasco comemorou fervorosamente a classificação à Copa Sul-Americana de 2006. O tempo passou e às vésperas da estréia no torneio, o discurso ganhou um tom mais brando e menos empolgado.
O motivo da preocupação é simples. O time cruzmaltino vive ótimo momento no Campeonato Brasileiro e ocupa a quinta colocação. Existe o temor de um desgaste excessivo dos atletas pela disputa de duas competições simultâneas.
Por enquanto, a possibilidade de alguns jogadores serem poupados no jogo desta quarta-feira, contra o Corinthians, não foi discutida. O atacante Jean, por exemplo, terminou os últimos dois jogos extenuado.
Mas o técnico Renato Gaúcho reconhece que o Grêmio, adversário de sábado pelo Nacional, levará alguma vantagem.
\"Entraremos mais desgastados no jogo contra o Grêmio. Enquanto estaremos dentro de campo, correndo, eles estarão descansando\", afirmou.
O Vasco está invicto há cinco jogos no Brasileiro, mas os dois últimos empates no Rio de Janeiro - contra Ponte Preta e Fluminense - frearam um pouco a ascensão do time na tabela. A distância para o Internacional, quarto colocado está em três pontos, mas os gaúchos têm um jogo a menos.
O jogo contra o Grêmio será em São Januário e como o adversário luta diretamente contra a equipe cruzmaltina na tabela, um tropeço é considerado péssimo. Mesmo com o cansaço. \"Isso não será desculpa. Precisamos vencer o Grêmio\", avisou Renato Gaúcho.