Futebol

Inspirado em sua história, Vasco aposta na força do caldeirão contra Bahia

Conhecido como "Time da Virada" desde o século passado (conheça a história), o Vasco da Gama terá a missão de justificar uma de suas mais importantes alcunhas na próxima segunda-feira (16/07). Em São Januário, às 20 horas, o Gigante da Colina mede forças com o Bahia pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Por ter sido derrotado por 3 a 0 em Salvador, o Almirante precisa triunfar por uma diferença superior para se manter vivo na luta pelo título da importante competição nacional.

A tarefa não é fácil, o placar da vitória precisa ser elástico, mas o clima nos treinamentos cruzmaltinos tem sido de total confiança. Jogadores e membros da comissão técnica acreditam que é possível reverter a vantagem do Tricolor Baiano e fazer história na Colina Histórica. Para isso acontecer, entretanto, todos sabem que atitude não pode faltar ao time durante os 90 minutos da decisão. Para o experiente Wagner, o Vasco já provou em diversas ocasiões que a superação é um componente importante do seu DNA  vencedor.

- O mais importante é fazermos a nossa parte. Temos que dar o nosso melhor. Precisamos de atitude para fazer o que planejamos para os primeiros 45 minutos. O que fizermos nesse período vai ser determinante para o resultado final. Vamos procurar ser um time equilibrado, com uma postura boa na defesa e também no ataque. Nosso objetivo é fazer pelo menos um gol na etapa inicial, até para termos tranquilidade e jogar a pressão para o lado deles. Tenho certeza que o nosso torcedor vai incendiar o estádio e transformá-lo num verdadeiro Caldeirão - declarou o camisa 20.

Uma das maiores conquistas do Gigante da Colina completará maioridade na atual temporada. Há 18 anos, em São Paulo, o Vasco da Gama presenteou os amantes do futebol com uma das maiores reviravoltas do esporte. Após ir para o intervalo perdendo por 3 a 0 para o Palmeiras, o Cruzmaltino demonstrou um poder de superação aburdo, fez uma exibição de gala na etapa final e venceu o Alviverde por 4 a 3. O triunfo valeu o título da Copa Mercosul e até hoje é conhecido como "Virada do Século". 

- Foi uma virada improvável e que com certeza serve de inspiração para todos nós. É algo que vou falar para os jogadores no vestiário. Na verdade, os que trabalharam comigo na minha primeira passagem como treinador já conhecer naturalmente essa história, mas é importante relembrar esse feito. É claro que foi num jogo só. Estávamos tomando de três do Palmeiras e conseguimos uma virada excepcional com um jogador a menos em campo. Conseguimos nos superar e nos reorganizar taticamente, revertendo assim o resultado. Foi a maior virada que participei no futebol - afirmou o treinador Jorginho, que estava em campo naquela decisão.

Inspirado na espetacular vitória sobre o Palmeiras, o Almirante contará com a força do Caldeirão de São Januário em seu "jogo da vida" na Copa do Brasil. Os ingressos para a partida da próxima segunda (16) foram colocados à venda na semana passada e os preços variam entre 05 e 40 reais. A torcida tem se mobilizado nos últimos dias para garantir entradas e jogar junto com o time, que buscará mostrar novamente que nada é impossível para quem carrega a Cruz de Malta no peito e defende um Gigante chamado Vasco.

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir