Futebol

João Victor se torna um dos pilares do esquema mais utilizado por Ramón Díaz

Se faltou padrão de jogo ao Vasco em muitos momentos dos últimos anos, com Ramón Díaz o time está ganhando forma e DNA. O treinador dá sua cara à equipe, mas não tem medo de mudar quando preciso e varia a formação. Foi assim na classificação na Copa do Brasil. Agora, para a última rodada da Taça Guanabara, novas mudanças vão acontecer.

Uma delas é natural. João Victor tende a voltar à zaga do Vasco. O zagueiro, que começou no banco diante do Marcílio Dias, fez falta em campo. Até porque ele é um dos pilares da formação preferida do técnico em 2024, a com três zagueiros. Na última terça, Ramón optou por Rojas ao lado de Medel e Léo. JV entrou no segundo tempo, mas na lateral direita. E foi bem.

Agora ele volta à zaga. O sistema, que em 2023 foi utilizado em jogos específicos, contra adversários mais preparados, neste ano tem se tornado marca do Vasco. Se engana quem pensa que a intenção é apenas melhorar a forma como o time se defende. A equipe de Ramón é preparada para construir desde trás.

E o perfil dos zagueiros contribui para isso. João Victor, Medel e Léo têm qualidade no passe e na saída de bola. Seja na esquerda, com Léo e Piton, na direita, com JV e Paulo Henrique, ou no meio, com Medel perto dos volantes, o Vasco ganha força na transição para o ataque.

Em 2024, o esquema começou a ser trabalhado na pré-temporada, quando Ramón e Emiliano Díaz tiveram mais tempo para preparar o time. Os zagueiros abraçaram a ideia e colocaram em prática nos primeiros jogos do Carioca.

Números de João Victor:

  • 7 jogos (4 como titular)
  • 2 finalizações
  • 269 passes (246 certos)
  • 5 lançamentos
  • 2 assistências para finalização
  • 5 desarmes
  • 7 faltas cometidas (1 pênalti)
  • 3 faltas recebidas
  • 3 cartões amarelos

Ramón já conhecia o potencial de Medel e Léo desde o ano passado. Mas a chegada de João Victor foi fundamental para o técnico moldar o time. Com o zagueiro, comprado junto ao Benfica, o Vasco ganhou em verticalidade. JV tem facilidade para romper linhas e acelerar o jogo e é um dos jogadores que mais retém a posse de bola.

Com João Victor e Léo construindo e defendendo, o Vasco ainda consegue dar liberdade para os laterais Paulo Henrique e Lucas Piton pisarem mais no campo de ataque e, muitas vezes, aparecerem como pontas para deixar os dois atacantes mais perto do gol.

O Vasco tem aprimorado a forma de jogar e o elenco tem assimilado bem o novo esquema, o que favorece a manutenção. Mas a comissão técnica deixa claro que é algo que poderá ser mudado a depender do adversário, como aconteceu na primeira fase da Copa do Brasil. Ramón e Emiliano alternaram o sistema três vezes no decorrer do jogo. O time começou jogando com três zagueiros, mas passou a uma linha de quatro na defesa, quando JV atuou na lateral.

- Nós nunca nos fechamos em um sistema, depende do momento, às vezes tem mais desfalques que em outros. Futebol brasileiro é muito longo, tem muitos jogos, mas as coisas seguem acontecendo bem. O time se sente cômodo com esse sistema. Estamos contentes, até que siga funcionando vamos continuar assim - declarou Emiliano Díaz após a vitória sobre o Botafogo.

A decisão por tirar João Victor do último jogo foi opção do treinador. Entre a torcida a mudança não repercutiu bem, e em campo Rojas não correspondeu à altura. Mas o paraguaio tem a confiança do treinador, assim como JV. Com a defesa encorpada é provável que haja um revezamento de peças ao longo da temporada.

Vasco e Portuguesa se enfrentam às 18h10 de domingo, em São Januário. Se vencer, o time de Ramón avança às semifinais do Carioca sem precisar contar com outros resultados.

Fonte: ge
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário