Clube

Joel Santana lembra 'equipe imbatível' do Vasco em 1987

Um dos personagens nas excursões anteriores do Vasco pelos Estados Unidos, Joel Santana tem boas lembranças dos momentos em que passou com o clube no país. Técnico do time em 1987, fez parte da conquista da Copa Ouro em solo americano.

Joel tinha uma equipe "praticamente imbatível" nas mãos. Dunga e Romário, que sete anos depois foram tetracampeões do mundo com a seleção brasileira, estavam com a delegação vascaína. Outro destaque do grupo era Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco que faleceu na última semana.

Na ocasião, o Vasco deixou o país invicto e campeão de dois torneios após cinco partidas: a Copa Ouro e a Copa TAP. A equipe começou a saga em Los Angeles, quando venceu o América-MEX por 5 a 0. Na sequência, fez uma viagem de cerca de seis horas para Newark, em Nova Jersey, para disputar o jogo único da Copa TAP contra o Benfica.

- Era um time altamente técnico e determinado. Nós tínhamos uma equipe praticamente imbatível. Fomos para uma competição difícil, eram os campeões dos seus países, e o Vasco foi representar o Brasil, o futebol brasileiro. Chegamos lá, e não poderia ser diferente. Foi um passeio, começamos jogando em Los Angeles, vencemos. Depois fomos a Nova Jersey pegar o Benfica, bicampeão português e da Taça de Portugal, com uma moral danada. Lá nós metemos 3 a 0 neles, fizemos um jogaço maravilhoso - disse Joel Santana ao ge.

Depois de conquistar o troféu da Copa TAP, a equipe fez a viagem de volta para Los Angeles. Empatou com a Roma-ITA e, na decisão, bateu o Rosário Central-ARG por 2 a 1. Vivinho marcou o primeiro aos 15 minutos da etapa inicial. No segundo tempo, Escudero empatou aos 19. Mas a alegria dos argentinos durou pouco: aos 20, Geovani fez o gol do título.

- Depois voltamos para terminar a competição. Voltamos muito cansados de viagem, EUA não é ali na esquina. Nós empatamos no primeiro jogo, na final ganhamos do time argentino por 2 a 1, consolidando um dos troféus mais ricos que o Vasco tem e mais honrados dentro do futebol brasileiro, nós conseguimos uma grande vitória - finalizou.

Em 1987, o Vasco, sob comando de Joel, ainda seria campeão carioca. A equipe ganhou a Taça Guanabara (veja vídeo acima) e depois o estadual, em um triangular que contava com Bangu e Flamengo. O comandante ainda seria campeão do Brasileiro e da Mercosul de 2000 com o clube.

O Vasco está na Flórida, nos Estados Unidos, para disputar dois amistosos. Perdeu para o River Plate por 3 a 0 na última terça-feira, em Orlando, e vai enfrentar o Inter Miami no próximo sábado, às 21h30 (de Brasília), em Fort Lauderdale.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário