Futebol

Jogadores emprestados retornam após temporada sem brilho

Depois de conseguir se salvar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro na última rodada, ficando com o 16º lugar, o Vasco respira aliviado e já começa a planejar a próxima temporada. Uma das primeiras coisas que será avaliada será a permanência dos jogadores que retornam de empréstimo neste fim de ano. São eles: o goleiro Gabriel Félix, o lateral-esquerdo Alan Cardoso, o zagueiro Jomar, o meia Guilherme Costa e o atacante Thalles.

De todos os nomes, apenas Thalles realizou uma temporada completa e obteve um grande número de jogos. O atacante de 23 anos entrou em campo em 41 oportunidades pelo Albirex Niigata (JAP) e marcou seis gols. O desempenho ruim na segunda divisão japonesa não anima a torcida, mas o jogador pode ser reintegrado ao elenco, já que o Vasco não renovará o contrato de Andrés Ríos.

Gabriel Félix, de 23 anos, efetuou a primeira partida como profissional pelo clube em 2017, sendo considerado pelo então técnico Zé Ricardo, o substituto imediato do goleiro Martín Silva. Porém, Gabriel não conseguiu fazer boas atuações e chegou a falhar em alguns momentos. Emprestado para o Fortaleza (CE), realizou apenas quatro partidas ao longo de todo o segundo semestre, sendo apenas uma na Série B. O arqueiro enfrentará uma forte concorrência à meta vascaína.

Um dos grandes problemas iniciais para a temporada do Vasco em 2019 será a lateral-esquerda. Ramon e Henrique estão lesionados, e Fabrício não terá o contrato renovado. A situação faz com que exista a possibilidade de Alan Cardoso, de 20 anos, ser aproveitado. O jogador foi emprestado ao ABC (RN) no início de 2018 e realizou apenas quatro partidas pelo clube potiguar. Alan já foi titular da lateral cruzmaltina na reta final da Série B de 2016 e no início do Campeonato Carioca de 2017.

No Vasco desde 2011, Jomar dificilmente deve ser reaproveitado. O zagueiro, que já treinava de forma separada em São Januário no início desta temporada, foi emprestado ao Oeste (SP) no segundo semestre e não correspondeu. Pelo clube paulista, na Série B do Brasileirão, realizou apenas duas partidas.

Já Guilherme Costa, que atuou nas partidas iniciais do Vasco no Campeonato Carioca deste ano, foi emprestado ao Vitória (BA). O jogador de 24 anos realizou 15 partidas pelo clube e marcou um gol. Entretanto, além da má campanha do clube baiano no Brasileirão, Guilherme também foi integrado no elenco da equipe Sub-23, para a disputa do Campeonato de Aspirantes.

Na Europa, Evander e Paulo Vitor só retornam em junho

Depois de se destacarem no início da temporada, Evander e Paulo Vitor caíram de rendimento. Com pouco espaço, foram emprestados para Midtjylland (DIN) e Albacete (ESP), respectivamente. O meia já realizou 11 partidas e marcou três gols, alterando entre titularidade e banco de reservas. Já o atacante está longe de ser titular e jogou apenas duas vezes pelo clube da segunda divisão espanhola, sem balançar as redes. Ambos retornam apenas no fim da temporada europeia, reforçando o Vasco só no segundo semestre de 2019.

Fonte: FutRio
  • Sábado, 10/10/2026 às 18h00
    Vasco Vasco 0
    Remo Remo 0
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 13/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana La Bombonera
  • Sábado, 17/10/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbis
  • Terça-feira, 20/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 24/10/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 29/10/2026 às 20h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
Artilheiro
Thiago Mendes 8
Spinelli 8
Andrés Gómez 8
Jogos
Vitórias 24 (42,86%)
Empates 16 (28,57%)
Derrotas 16 (28,57%)
Total 56
Gols
Marcados 78 (56,93%)
Sofrido 59 (43,07%)
Total 137
Saldo 19
Cartões
Amarelos 110 (92,44%)
Vermelhos 9 (7,56%)
Total 119