Categorias de base

Jorginho aproveita Torneio OPG para observar jogadores da base

Mais do que uma final, um vestibular por uma oportunidade no time profissional em 2017. O Vasco saiu atrás na decisão da Taça Otávio Pinto Guimarães Sub-20, com a derrota por 1 a 0 para o Flamengo, na tarde de sábado, na Gávea, mas uma virada sexta-feira, às 10h (de Brasília), em São Januário, pode representar bem mais do que um troféu para a garotada da Colina. Depois de convocar mais de dez jovens ao longo deste ano, Jorginho promete observar de perto o rendimento dos meninos de Rodney Gonçalves, que buscam o heptacampeonato da disputa estadual. 

Além de acompanhar semanalmente promessas da base em treinamentos, Jorginho revelou que pedirá os vídeos das duas partidas da decisão para analisar quem poderá ser testado já na pré-temporada do próximo ano. Em 2016, nove jovens seguiram para Pinheiral e nos meses seguintes outros três foram vistos de perto: Hugo Borges, Lucas Barboza e, principalmente, Douglas, o mais bem-sucedido de todos.   

- Com certeza iremos observar o sub-20 nessa final. É fundamental ver o desempenho desses jogadores. Costumamos promover treinamentos com a participação dos jovens e acabamos encontrando coisas boas. Já vi dois atletas interessantes (recentemente) e que vou acompanhar um pouquinho mais nos juniores. Quem sabe eles não estão conosco na próxima temporada? O profissional precisa sempre buscar no sub-20, ou até mesmo no sub-17, que é um time qualificado. Foi o que aconteceu nesse ano, quando subimos vários do time campeão juvenil, casos do Evander, Andrey, Mateus Pet, Douglas e Alan. Isso é muito bom para o clube. São jogadores identificados e que não precisam de nenhum tipo de investimento - disse o treinador ao site oficial do clube.   

Titular absoluto do time de Jorginho e convocado para a Seleção Sub-20 de Rogério Micale, Douglas não esteve no grupo que iniciou a temporada no CT João Havelange, em Pinheiral, mas não deu brechas quando foi testado, na partida diante do Tupi, já pelo segundo turno da Série B. Desde então, jamais foi sequer substituído e se tornou exemplo para Jorginho.   

- Nossa equipe titular tem um jogador que foi observado numa condição parecida com essa, que é o Douglas. Com ele, acabamos resolvendo um problema que tínhamos no time. Jogamos no losango e sempre buscamos alguém para atuar pelo lado direito. Acabou que assistindo uma partida dos juniores, gostei demais do Douglas e pedi para que ele viesse treinar conosco. Foi um jogador que chegou e deu conta do recado, permaneceu.   

Com o 1 a 0 para o Flamengo na partida da Gávea, o Vasco, que teve melhor índice técnico nas fases anteriores, entra em campo sexta-feira precisando vencer por dois gols de diferença para sagrar-se campeão. Uma vitória por um gol, independentemente do placar, leva a disputa para os pênaltis. Como o time profissional encara o Brasil de Pelotas, na Serra Gaúcha, no dia seguinte, dificilmente Jorginho terá condição de acompanhar o jogo de perto. A gravação do jogo, entretanto, já foi solicitada.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 01/04/2026 às 20h30
    Vasco Vasco 1
    Coritiba Coritiba 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Couto Pereira
  • Sábado, 04/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 07/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 11/04/2026 às 16h30
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mangueirão
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 7 (38,89%)
Empates 6 (33,33%)
Derrotas 5 (27,78%)
Total 18
Gols
Marcados 26 (56,52%)
Sofrido 20 (43,48%)
Total 46
Saldo 6
Cartões
Amarelos 29 (90,63%)
Vermelhos 3 (9,38%)
Total 32