Futebol

Jornalista comenta organização tática do Vasco: 'Mal arrumado"

O Vasco conseguiu vencer sua segunda partida no Campeonato Carioca de virada. Neste domingo, em São Januário, o Cruzmaltino bateu o Resende por 2 a 1, com gols de Escudero e Thalles. Na opinião do comentarista Lédio Carmona, a entrada de mais um volante foi importante para os donos da casa poderem controlar mais a posse de bola e conseguir o bom resultado. Para o jornalista, o técnico Cristóvão Borges precisa "fechar a casinha" e organizar a equipe, antes de tentar um futebol mais ofensivo.

- O Vasco levou, só no estadual, cinco gols: três do Fluminense, um do Bangu e um do Resende. Levou quatro do Corinthians na Flórida. O time está mal arrumado, a cobertura está mal feita, o time está muito aberto. Os volantes eram Evander e Bruno Gallo, que está sem ritmo de jogo. No segundo tempo, ele colocou o Jean e o time melhorou, se estabilizou um pouco demais. Acho que o Cristóvão foi usado demais, quis usar volantes modernos, saindo para o jogo, quando o time não estava equilibrado. Agora, ele começou a botar um pouco mais o pé no chão. Ficou mais consolidado. Se você está pronto, está com vários problemas, "fecha a casinha" e vai só na boa. O Vasco está com muita dificuldade ainda - disse o comentarista, no "Troca de Passes".

Lédio Carmona afirmou que prefere um esquema mais ofensivo e citou volantes como Evander e Julio dos Santos como boas opções. No entanto, acredita que, primeiro, Cristóvão Borges precisa organizar melhor a defesa vascaína, antes de partir para o ataque.

- Você vê que o time está todo escancarado, não está pronto, não está compacto. O Resende, no primeiro tempo, poderia ter feito 2 a 0, teve chance para isso. Quando ele botou o volante, no segundo tempo, virou o jogo. Teve mais controle, mais posse de bola. Não é o ideal, prefiro a ideia do Cristóvão, mas ele tem que estar com o time na mão para poder executar isso.

O Vasco volta a campo no próximo domingo, para enfrentar o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira. Com seis pontos, o Cruzmaltino é vice-líder do Grupo C, atrás do Fluminense.

Fonte: SPORTV
  • Domingo, 08/02/2026 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    Botafogo Botafogo 0
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (37,50%)
Empates 3 (37,50%)
Derrotas 2 (25,00%)
Total 8
Gols
Marcados 11 (64,71%)
Sofrido 6 (35,29%)
Total 17
Saldo 5
Cartões
Amarelos 6 (75,00%)
Vermelhos 2 (25,00%)
Total 8