O mercado sul-americano é visto com bons olhos pelo Brasil para reforçar os elencos com jogadores com ótima relação de custo-benefício e potencial de revenda. E esse pode ser o caso de Alan Saldívia, zagueiro do Colo Colo na mira de Botafogo, São Paulo e Vasco.
Nos últimos dias, a imprensa chilena tem noticiado o interesse do trio brasileiro no uruguaio de 23 anos. Titular na defesa do Cacique, Saldívia tem contrato até dezembro de 2026 e valor acessível para uma transferência nesta janela.
A Trivela conversou a jornalista Carla Bernucci, do site Al Aire Libre, para explicar as principais características do defensor uruguaio e sua trajetória no Colo Colo.
Conheça Saldívia, do Colo Colo
Com passagens por Defensor Sporting e Montevideo City Torque, Alan Saldívia chegou ao Cacique em 2022 para as categorias de base, onde rapidamente se destacou. Em pouco tempo, o zagueiro conquistou seu espaço no futebol profissional do Chile.
Na temporada seguinte, fez sua estreia na equipe principal do Colo Colo e se firmou entre os titulares. Desde então, o uruguaio já foi campeão da Copa do Chile (2023), do Campeonato Chileno (2024) e da Supercopa do Chile (2024).
Sob o comando do técnico Jorge Almirón, Saldívia só perdeu um jogo dos 29 disputados pelo Cacique na temporada. Apesar de enfrentar uma oscilação neste ano, Bernucci reforça a “regularidade” do defensor uruguaio para ser “peça-chave” do Colo Colo.
A jornalista destaca Saldívia por sua “habilidade no um contra um, exibindo estilo e personalidade ferozes na defesa”. Mesmo com 1,80m de altura, o zagueiro também é forte no jogo aéreo e tem boa saída de bola.
— Ele possui um desarme limpo, precisão em passes curtos e longos e excelente capacidade de leitura de jogo para executar o primeiro passe com clareza. (Saldívia) também se mostrou sólido no jogo aéreo.
As exigências para zagueiro jogar no Brasil
Ainda segundo o “Al Aire Libre”, o Cacique não pretende facilitar a saída do uruguaio, pois a ideia é manter o time forte para assegurar o título chileno em 2025. Contudo, os problemas financeiros do Colo Colo abrem espaço para uma negociação.
A multa rescisória de Alan Saldívia está fixada em 5 milhões de dólares (cerca de R$ 27,7 milhões) por 70% de seus direitos econômicos. Entretanto, como o defensor uruguaio caminha para o término de seu vínculo, a diretoria do Cacique está disposta a aceitar um valor menor.
Saldívia pode deixar o Colo Colo em caso de propostas na faixa de 2,5 a 3 milhões de dólares (em torno de R$ 13,8 a 16,6 milhões). Até o momento, o Alvinegro, o Tricolor e o Cruzmaltino não apresentaram ofertas, mas sim apenas sondagens.