Imprensa

Jornalista: "Luxa faz bem ao futebol, mas precisa de humildade no Vasco"

Vanderlei Luxemburgo está de volta ao futebol brasileiro. O técnico foi contratado pelo Vasco, com acordo até o final do ano. Luxemburgo estava fora dos campos, desde 2017, quando caiu no Sport, após críticas aos desempenhos dos jogadores.

Acho importante o retorno de Luxemburgo. O considero um dos melhores treinadores da história do Brasil, mas ele não descobriu o futebol. Ele precisa ter isso em mente. Tudo mudou, da época em que ele reinou com cinco brasileiros e oito paulistas. Hoje, os atletas não pertencem mais aos clubes. São verdadeiros prestadores de serviços, como grandes pessoas jurídicas. Assinam contratos de cinco anos e sabem que a legislação e relações trabalhistas estão com eles.

Então, Luxemburgo precisa mudar sua forma de atuar. Hoje, se prioriza o relacionamento com o grupo. Depois, vem o resto. Já vimos bons times fracassarem porque o elenco não engoliu a comissão técnica. E Luxemburgo precisa ser humilde para encarar essa situação.

Nas suas entrevistas recentes, Luxemburgo questionou novos métodos de treinamentos, táticas e funções. Tudo porque ele tinha inventado tudo isso, o que não é verdade. E isso passa arrogância e pretensão, de alguém que precisa se atualizar e evoluir, como todo mundo.

O Vasco tem um time limitado e um grupo modesto, ainda que existam valores promissores das categorias de base. Então, humildade será tudo no início do trabalho, em todos os sentidos. No currículo, Luxemburgo é maior do que o atual Vasco, dentro de campo. Mas isso não contará em nada, se os boleiros não acreditarem nele. Vamos aguardar.

Fonte: Blog de Alexandre Praetzel - Yahoo
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário