Foram os jogadores o maior trunfo de Zé Ricardo para assumir o Vasco. Os atletas conversaram com Eurico Miranda e Euriquinho. Tinham ótimas informações de amigos que atuam pelo Flamengo. Além da modernidade e trabalho sério, o técnico também foi recomendado pela consideração que mantém com os titulares e reservas.
Não faz distinção de tratamento. Não grita. Não humilha ninguém. Não se comporta como se estivesse em um quartel. Foram algumas das frases ditas ao vice Euriquinho. Estava claro que era um ataque direto ao ex-treinador Milton Mendes.
O técnico que foi dispensado pelo Vasco era rígido demais. E nos cinco meses que trabalhou em São Januário, a rejeição dos atletas só foi crescendo. De nada adiantavam as reclamações dos jogadores. A diretoria só começou a levar a sério quando houve o desentendimento com Rodrigo, agora na Ponte Preta.
Quiseram saber o que havia levado o zagueiro a empurrar o técnico. O que teria despertado tamanha raiva. E ouviram as inúmeras queixas contra Milton. Eurico Miranda tem a plena consciência que o elenco que montou é fraco. E a luta em 2017 é para tentar não ser rebaixado de novo.
Para isso, precisava de um bom ambiente.
E dispensou Milton Mendes.
O técnico que saiu tem deixado claro nas suas entrevistas que estranhou o jeito mimado dos atletas brasileiros. Diz que trabalhou em Portugal e lá não era dessa maneira. Os atletas respeitavam o técnico. A hierarquia.
Talvez isso explique o motivo de que, em três anos, já tenha treinado cinco clubes. Seus conceitos de futebol são modernos, mas faz questão de ser ríspido. O que não combina mesmo com os atletas brasileiros.
Zé Ricardo, que assinou até o fim de 2018, é mais aberto à conversa. Não faz questão de manter distância dos atletas. Muito pelo contrário. Os flamenguistas lamentaram profundamente a sua saída da Gávea. O que não aconteceu com Milton Mendes.
Eurico Miranda ficou animado com a reação do time.
Com a troca de comando, cresceu a esperança de o Vasco sobreviver na Série A.
O grupo de Eurico Miranda precisa do time bem no Brasileiro.
Haverá eleições em novembro.
E a oposição se organizou.
Está forte com Júlio Brandt, que tem o apoio de Edmundo.
Alexandre Campello e Otto de Carvalho Júnior também devem concorrer.
Zé Ricardo pode ser o fator decisivo desta eleição.
Milton Mendes não deixou a mínima saudade...