Imprensa

Jornalistas acreditam que Getúlio pode ser útil ao Vasco: 'Versátil'

Getúlio chega ao Vasco para preencher uma das lacunas do time de Zé Ricardo, que até então só tinha Raniel para a posição de centroavante. Reforçar o setor era uma das prioridades do clube no mercado, e o nome do atacante ganhou força após tentativas frustradas de fechar com um camisa 9. Depois de destaque como homem de referência no acesso do Avaí em 2021, o mais novo jogador cruzmaltino se apresenta com a possibilidade de fazer também outras funções no ataque.

A contratação de um centroavante gerou grande expectativa no torcedor vascaíno. O clube, no primeiro momento, mapeou o mercado sul-americano e foi atrás de nomes mais expressivos, como o paraguaio Luis Amarilla, que defendeu a LDU, do Equador, em 2021. Outros atacantes com perfis parecidos foram consultados até a negociação por Pedro Raul, que acabou não avançando por exigências do Kashiwa Reysol, do Japão.

Se Getúlio ficou longe de ser primeira opção, a contratação do atacante faz sentido pela realidade financeira do Vasco. A ficha do atleta também agradou internamente. A experiência na Série B se encaixa no perfil buscado pelo clube, e a versatilidade pode ajudar Zé Ricardo.

Na última temporada, o reforço vascaíno atuou como centroavante no Avaí, mas ele já cumpriu outras funções no ataque e pode ser utilizado como ponta e até no meio-campo. Tanto Getúlio quanto Raniel, dono da camisa 9, são jogadores com mais mobilidade, e o Vasco não descarta buscar mais um homem de referência, caso surja boa oportunidade no mercado. Mas hoje a prioridade da direção é buscar atacantes que atuem pelos lados.

Em 2021, Getúlio disputou 47 jogos e marcou nove gols pelo Avaí, que subiu para a Primeira Divisão - dois gols foram contra o Vasco, um em cada turno da competição (veja abaixo). Na reta final da Série B, destacou-se com gols decisivos contra adversários diretos. Em 2018, o jogador também foi importante no acesso do clube catarinense à Série A do ano seguinte.

O ge foi atrás de jornalistas que acompanharam o trabalho de Getúlio nos últimos anos. A visão é que o atacante pode ser útil e surpreender com a camisa do Vasco.

Carlos Eduardo Lino - comentarista da Globo

"O Getúlio é um jogador versátil. Ele, inclusive, também tem características de meia. Ele é menos ponta veloz que vai para cima e mais atacante, centroavante, que ajuda na armação também. Não é um cara de mano a mano para romper defesa. Está mais na categoria dos jogadores inteligentes do que de jogadores velozes.

É difícil analisar o Vasco, porque chegaram muitos jogadores diferentes e não sabemos como será a distribuição deles em campo. Mas, em tese, ter um jogador como o Getúlio, que te dá essa versatilidade, tem um jogo agressivo, mas também ajuda em armação, é legal para um Vasco que será sempre visto como um grande, independentemente da divisão que estiver. Então o Vasco precisa saber se impor.

E se impor também passa por saber segurar a bola, ter controle de jogo, ter jogadores com facilidade para saber administrar esse controle, tanto em velocidade quanto em toques curtos. E o Getúlio tem essa versatilidade e empresta vários estilos dentro de campo. Acho que ele pode ajudar bastante o Vasco, dependendo, é claro, de um coletivo que esteja disposto a ter esse jogo de controle. É um jogador que pode acrescentar".

Heitor Machado - repórter do ge em Santa Catarina

"Getúlio reúne características importantes para um atacante de referência no futebol atual. É aplicado taticamente para pressionar a saída de bola dos zagueiros e volantes adversários, tem velocidade para atacar espaços e bom cabeceio.

Apesar da pouca idade, tem experiência recente em Série B, algo que pode ter faltado ao elenco do Vasco na última temporada. Em 2018 e 2021, Getúlio foi protagonista do Avaí em campanhas de acesso à Série A com gols decisivos e assistências. O Vasco não contratou um atacante brilhante tecnicamente, mas extremamente competitivo e disciplinado".

Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário