Futebol

Jornalistas analisam jogo entre Vasco x Santos

Campeão Carioca e líder da Série B desde o início da competição, o Vasco enfrenta o Santos nesta quarta-feira, em São Januário, precisando vencer por 2 a 0 ou por diferença mínima de três gols para se classificar para as quartas de final da Copa do Brasil. Apresentador do "Redação SporTV", André Rizek não vê a situação do Vasco impossível, apesar de achar que o Peixe tem uma equipe melhor no momento, mas acredita que o duelo será importante para mostrar se o Gigante da Colina está acomodado ou vive um momento ruim na temporada. 

O jornalista questiona se o time de São Januário vive um marasmo por não estar sendo ameaçado na Série B e estar próximo do retorno à elite do futebol brasileiro, ou se passa por um momento ruim tecnicamente na temporada. O Vasco chegou a ficar cinco partidas sem vencer na segunda divisão, além de acumular o revés contra o Peixe no primeiro duelo entre os dois pela Copa do Brasil.

- O problema não é o Vasco conquistar esse placar de 2 a 0 contra um time que é superior no momento. O Vasco depois do jogo na Vila Belmiro entrou em um marasmo na Série B. Ele só conseguiu fazer 2 a 0 no Joinville, na última rodada (...). O Vasco não está jogando bem na Série B, acho que essa é a grande preocupação. Nesta quarta, nós vamos saber se isso é um marasmo pela certeza de que vai subir para a primeira divisão, ou se de fato o Vasco não atravessa um grande momento técnico.

Para Sidney Garambone, da TV Globo, o Vasco mostra desmotivação pela falta de desafios na Série B. O jornalista também coloca a alta média de idade do elenco como um fator decisivo para a queda do rendimento no final da temporada. 

- O Vasco dá a impressão de que o ano acabou, já que ele está em primeiro na Série B há muito tempo, abriu a famosa "gordura" e começou a não repetir as boas atuações da primeira metade da competição. Muita gente diz que o Vasco tem um elenco interessante, mas um pouco velho e que agora no final do ano estaria cansando. Acho que dá para ganhar, mas é complicado pelo fato do Santos estar em constante ascensão.

Vasco e Santos se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h45, em São Januário, com transmissão do SporTV2. Para avançar de fase, o Cruz-Maltino precisa vencer por 2 a 0 ou por diferença mínima de três gols. Um novo 3 a 1 leva a decisão para os pênaltis. A partida terá narração de Jader Rocha, comentários de Ricardo Rocha e reportagens de Marcos Carvalho e Eudes Júnior. 

Fonte: SPORTV
  • Domingo, 08/02/2026 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    Botafogo Botafogo 0
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (37,50%)
Empates 3 (37,50%)
Derrotas 2 (25,00%)
Total 8
Gols
Marcados 11 (64,71%)
Sofrido 6 (35,29%)
Total 17
Saldo 5
Cartões
Amarelos 6 (75,00%)
Vermelhos 2 (25,00%)
Total 8