Clube

José Bispo Clementino completaria 110 anos nesta sexta (12)

O grandíssimo cantor, compositor e intérprete de samba, vascaíno e mangueirense, José Bispo Clementino dos Santos, nosso querido Jamelão, completaria 110 anos nesta data.

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, no dia 12 de maio de 1913, Jamelão dizia que passou a gostar do Vasco desde garoto, porque admirava a camisa cruzmaltina.

Após saber da luta vascaína em prol da igualdade e inclusão no futebol, o mangueirense redobrou o seu amor pelo clube.

Ex-jornaleiro e operário, Jamelão foi testemunha ocular dos jogos do Vasco nos anos de 1920, viu a construção do estádio vascaíno e esteve na inauguração de São Januário.

Contemplou pessoalmente a atuação de grandes jogadores, como o goleiro Nelson. Mas, o sambista vascaíno era fã mesmo de Jaguaré, que na sua opinião era o maior goleiro que viu jogar.

O sambista viu outros craques atuarem na década de 1930, a Era de Ouro do futebol vascaíno com o Expresso da Vitória, passando pela geração de Bellini, Orlando e Vavá, depois Roberto Dinamite e a geração da década de 1997 a 2000.

Um imortal do samba brasileiro e da nossa querida Estação Primeira de Mangueira, Jamelão também está eternizado na galeria das celebridades vascaínas.

#Vasco #Historia #Jamelao #Samba 

 

Fonte: Twitter oficial do Vasco associativo
  • Terça-feira, 27/02/2024 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    Marcílio Dias Marcílio Dias 1
    Copa do Brasil Dr. Hercílio Luz
  • Domingo, 03/03/2024 às 18h10
    Vasco Vasco
    Portuguesa Portuguesa
    Campeonato Carioca São Januário