Futebol

José Fernandes explica deferimento de recurso do Vasco para anular final

O Campeonato Carioca de 2014 está sub judice. Dentro de campo, o Flamengo levou o título, mas a questão ainda será julgada pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro. O gol de empate marcado por Márcio Araújo se deu em posição irregular, mas o árbitro Marcelo de Lima Henrique atribuiu a Nixon a autoria do gol. O departamento jurídico do Vasco entendeu que houve erro de direito e entrou com pedido de impugnação da decisão, inicialmente indeferido pelo TJD/RJ. O clube recorreu e terá o pedido julgado pelo Pleno do Tribunal, e o presidente José Fernandes explica o motivo de ter reconsiderado sua decisão e ter aceitado o recurso do cruz-maltino:

“Quando o Vasco entrou com a impugnação da partida, eu indeferi de plano e é uma decisão monocrática minha. O Vasco entrou com recurso com ponderações que eu achei por bem acatar em parte e levar para o Pleno decidir, tendo em vista a fundamentação apresentada pelo Vasco da Gama. Nesse pedido o Vasco pedia para que eu revogasse a homologação do campeonato, essa parte eu não acatei e cabe ao colegiado decidir sobre a anulação da partida, e por consequência, se for contemplado o Vasco, o resultado muda. Além disso, no pedido foi dito que o resultado do jogo não foi legal, que o árbitro não agiu dentro da normalidade, essa vai ser a discussão, o Pleno vai decidir se esse gol é válido ou não.”

O advogado do Vasco, Marcello Macêdo, já considera como uma vitória o julgamento do recurso do Vasco no TJD:

“Todas as argumentações do Vasco foram consideradas para a tentativa de impugnação da partida. Numa obra miraculosa, o próprio presidente que indeferiu o pedido reconheceu seu erro e autorizou o andamento do devido processo legal e que seja remetido para a instância superior e será julgado com todas as provas que o Vasco tem a produzir e demonstrar que houve erro de direito.”

Macêdo se demonstrou confiante com o julgamento e espera que o Vasco tenha seu recurso julgado procedente e declarado campeão estadual:

“O Vasco tem absoluta convicção de que tem todo direito de reclamar, de pleitear e justificar o pedido de impugnação. A expectativa agora é que os auditores do tribunal realmente vejam com clareza o que o Vasco vê e traduziu em suas peças de defesa o seu direito e tenha reconhecido o pleito de impugnação da partida e seja declarado como legítimo campeão carioca de 2014. Eu acredito que nessa semana ainda possa ser julgado, abriu vista para o Flamengo hoje, terá dois dias para se manifestar, depois disso o processo será aberto para julgamento", frisou o advogado à Rádio Tupi.

 O Flamengo terá dois dias para se manifestar acerca da decisão do TJD/RJ em apreciar o recurso do Vasco e o julgamento deverá ser marcado para a próxima semana.

Por: Cesar Augusto Mota

Fonte: SuperVasco‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Audax Italiano Audax Italiano 2
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Brenner 3
Jogos
Vitórias 7 (31,82%)
Empates 8 (36,36%)
Derrotas 7 (31,82%)
Total 22
Gols
Marcados 29 (53,70%)
Sofrido 25 (46,30%)
Total 54
Saldo 4
Cartões
Amarelos 39 (88,64%)
Vermelhos 5 (11,36%)
Total 44