Clube

Jovens da base passam por transição mais cuidadosa antes do profissional

O que antes era visto como solução dentro do Vasco se transformou em um trabalho planejado e cauteloso. Desde a chegada da SAF ao clube carioca, os jovens da base estão passando por uma transição mais cuidadosa antes de chegar no profissional.

O jovem performou e maturou cedo. Porém, precisou ser lançado logo pela necessidade. Caso diferente do jovem atacante Rayan. Ele é uma das joias do elenco cruzmaltino e tem a confiança de Ramón Díaz.

Mesmo assim, o garoto tem recebido atenção especial para não ser colocado na chamada ‘fogueira’. São apenas 12 jogos como profissional e dois gols. Aos 17 anos, o jovem é lançado aos poucos e com cautela. Díaz já se mostrou entusiasta dele.

“O Rayan é um jogador jovem, com muito futuro. No campeonato passado, precisávamos de gente com experiência, não dar tantas responsabilidades aos jovens. Ele tem muitas condições boas, finaliza e cabeceia bem, tem um faro de gol, mas precisa seguir crescendo. Não lhe damos muita responsabilidade, mas ele está crescendo muito bem e terá um futuro enorme”, analisou Ramón Díaz sobre o jovem atacante.

A transição também passa por outras grandes promessas. O lateral-esquerdo Leandrinho é um também visto com bons olhos pela comissão técnica. Ele está sendo preparado para se tornar um futuro titular da equipe, em uma eventual venda de Lucas Piton.

A mescla entre jogadores experientes e jovens é a forma que o Vasco encontrou para balancear seu elenco. Os mais velhos, são suporte para os garotos, que cada vez se sentem mais à vontade no clube.

Atualmente, o time possui atletas mais experientes, com alto investimento. Sendo assim, os garotos não precisam subir com tanta velocidade e podem se preparar para jogar com mais tranquilidade, sem atropelar processos.

Os jovens que integram o elenco principal atualmente são: Leandrinho, Lucas Eduardo, Rayan, JP e Erick Marcus. JP, inclusive, marcou um dos gols na goleada por 5 a 0 sobre o Olaria, na sexta (22), em jogo-treino.

Vendas recorde de jovens

Além do projeto esportivo, os jovens da equipe do Vasco também passam pelo processo financeiro para rechear os cofres do clube e realizar novos investimentos. São casos recentes das vendas entre 2023 e 2024.

No ano passado, nomes como Eguinaldo, Andrey Santos, Gabriel Pec e Marlon Gomes enriqueceram o caixa do Vasco. Destes, apenas Eguinaldo não teve grande sequência como titular.

Gabriel Pec era peça fundamental do esquema de Ramón Díaz na última temporada, enquanto Marlon teve problemas com lesões, mas foi muito utilizado e elogiado pelo comandante.

Andrey foi titular absoluto na temporada anterior e ficou poucos meses em 2023, não chegando a trabalhar com o técnico argentino.

Fonte: Itatiaia
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário