Futebol

Jovens da base tentam aproveitar brecha causada por desmanche

O segundo desmanche do elenco do Vasco em menos de um ano tem aberto brecha para jovens revelados pela base do clube tentarem um lugar ao sol. As revelações vinham tendo chances tímidas no elenco principal, mas agora, com a dificuldade da diretoria em repor as baixas na equipe, devem ter mais oportunidades com Gaúcho e Ricardo Gomes.

Durante a temporada de 2012, o Vasco já contava com alguns jogadores de seu elenco oriundos das categorias de base, como Luan, Jhon Cley, Marlone, Romário, entre outros, que não vinham ganhando muitas chances. 

Como o clube não tem recursos para contratar nomes de peso para o lugar de atletas como Juninho Pernambucano, Alecsandro e Fernando Prass, a tendência é que esses jovens atuem mais vezes e ganhem a companhia de outros, como o meia Guilherme Costa, de 18 anos, tido como joia no clube.

O coordenador da base Mauro Galvão espera que a nova estrutura de comando, com o diretor executivo René Simões e o gerente técnico Ricardo Gomes, facilite esta nova fase.

“É claro que com essa chegada do René Simões e do Ricardo Gomes teremos a oportunidade de estarmos mais próximos e esses jogadores sentirem que estão sendo observados, que são importantes e, acima de tudo, que irão ser utilizados. Isso motiva muito o atleta. Todo atleta que vê a possibilidade real de ser aproveitado se motiva muito mais”, disse o ex-zagueiro, atualmente coordenador das divisões de base do clube, ao canal Esporte Interativo.

Os jovens ganham espaço após uma grave crise na base vascaína. Em fevereiro, um atleta de 14 anos sofreu uma convulsão e faleceu enquanto treinava no CT utilizado pelas divisões inferiores do clube em Itaguaí, episódio que ocasionou a interdição do local pelo Ministério Público. Sete meses depois, com direito à chegada de Mauro Galvão para comandar o departamento, o clube se reorganizou e reinaugurou o centro de treinamento.

O cenário, no entanto, está longe de ser o ideal para o amadurecimento dos jogadores que surgiram apesar deste momento complicado da base vascaína. Sem ter mais referências de peso no elenco, os jovens sofrerão diretamente com a pressão, algo que antes era filtrado pelos mais experientes.

“Juninho e Felipe, principalmente, nos davam mais tranquilidade para jogar. O Fernando Prass, lá atrás, e o Alecsandro, na frente, também eram importantes, pela experiência. Mas a comissão técnica vai passar tranquilidade para a gente dentro de campo. Temos que mostrar o que sabemos” disse Jhon Cley à Rádio Brasil.

Fonte: UOL Esporte
  • Quarta-feira, 22/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 2
    Independiente Medellín Independiente Medellín 2
    Copa Sul-Americana Atanasio Girardot
  • Sábado, 25/07/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 29/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Spinelli 7
Jogos
Vitórias 14 (37,84%)
Empates 10 (27,03%)
Derrotas 13 (35,14%)
Total 37
Gols
Marcados 51 (53,13%)
Sofrido 45 (46,88%)
Total 96
Saldo 6
Cartões
Amarelos 71 (89,87%)
Vermelhos 8 (10,13%)
Total 79