Futebol

JP conta com assistência fora do clube para evoluir física e tecnicamente

JP estreou no profissional do Vasco no dia 14 de abril, ao entrar no segundo tempo da vitória sobre o Grêmio, na estreia do Brasileirão. Foram 26 minutos no campo de São Januário: o início do sonho do meio-campista de 18 anos, que trabalha dentro e fora do clube para evoluir.

Para isso, o jogador contratou a mesma consultoria tática de Bruno Guimarães, volante do Newcastle e da seleção brasileira. O intuito é fortalecer as partes mental, tática e técnica.

- O trabalho é focado em identificar os comportamentos técnicos e táticos que ele pode evoluir para melhorar sua performance. Detalhes como perfilamento/posição corporal para fazer um domínio, identificação dos espaços que ele pode ocupar em campo, melhor escolha de dominar a bola de forma que tenha mais vantagens são apresentados em chamadas de vídeo semanais. Os analistas discutem ideias com o JP até chegar num denominador comum - explicou a Performa Sports.

- Além disso há uma apresentação das informações das características dos jogadores que o JP irá enfrentar no seu setor na próxima partida, para que ele entre em campo mais preparado sabendo os detalhes de seus adversários - acrescentou a empresa que acompanha JP.

O trabalho é individualizado e muda de acordo com o contexto. Quando JP estava na base, por exemplo, a abordagem era específica para aquele momento e para o modelo de jogo do treinador. Agora no profissional, as análises foram contextualizadas para que ele possa evoluir dentro do que é pedido para sua posição no atual estilo de jogo.

O garoto foi um dos personagens da base vascaína na temporada passada, e o sucesso no Rio de Janeiro tem o dedo do pai, Murilo Morais. Quando JP ainda jogava na base do Goiás, o pai passou a filmá-lo nos jogos, o que abriu as portas para oportunidades maiores. O scout Luiz Bastos, neto de Garrincha, viu os vídeos e chamou o menino para um período de testes no Vasco.

Murilo se mudou para o Rio com o filho, deixando a outra filha e a esposa cuidando dos negócios da família em Goiânia, e fornece todo o suporte para que JP consiga se estabelecer no profissional do Vasco. O garoto tem acompanhamento nutricional, físico e de recuperação fora do clube, com o cuidado de não sobrecarregar o atleta. Ele também faz aulas de inglês.

A equipe de JP, além da consultoria tática, inclui personal e massagista particulares, academia em casa e nutrólogo para orientar a alimentação fora do Vasco - o profissional é o mesmo que atende a atletas da seleção brasileira. O investimento tem trazido resultados para o meia, como ganho significativo de massa muscular e diminuição do índice de gordura no corpo.

O volante foi chamado pelo ex-técnico Ramón Díaz ainda em janeiro para integrar o elenco profissional em pré-temporada no Uruguai. Na ocasião, JP deixou o sub-20, que disputaria a Copinha, para se juntar ao time principal. Depois, voltou à base para disputar a Copa Rio e, desde o início do Brasileirão, está no CT Moacyr Barbosa. O jovem foi relacionado para quatro dos cinco jogos do Vasco na competição e também para a partida contra o Fortaleza, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Foto: Leandro Amorim/VascoJP
JP

Fonte: ge
  • Terça-feira, 21/05/2024 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    Fortaleza Fortaleza 3
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 02/06/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quinta-feira, 13/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir