Outros Esportes

Judô: Atletas vascaínos conquistam medalhas no Torneio de Abertura

Campeão do Circuito Estadual de 2022, o Judô Comunitário Instituto Reação começou a temporada no mesmo ritmo e conquistou neste sábado, 18 de março, o título nas classes Sênior, Sub-21 e Sub-18 no Torneio de Abertura. Pela classe Sênior, o dia do Instituto Reação no Parque Olímpico da Barra da Tijuca foi repleto de láureas: 7 ouros, além de 8 pratas e 10 bronzes, números que o colocaram à frente de Clube de Regatas do Flamengo (4-3-5), Instituto Santa Cruz de Esportes (1-1-0), Judô Clube Lara (1-1-0) e Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama (1-0-3), para citar apenas quem também subiu ao lugar mais alto do pódio no Sênior.

Um dos grandes destaques do Reação na Arena Carioca 1 foi a vencedora da categoria Leve (57Kg) Jessica Pereira, que, como a sua agremiação, também inicia 2023 firme e forte. Ao comentar sua vitória, Jessica citou a relevância da vaga para o Campeonato Brasileiro Regional, obtida pelos dois primeiros colocados de cada categoria na classe Sênior:  

“Procuro sempre participar das competições estaduais, pois elas são muito importantes para mim. E hoje ainda era uma classificatória para o Brasileiro Regional, que vale pontos para o ranking nacional. Meu próximo passo é conseguir uma medalha internacional, mas ainda tem muita coisa pela frente”.

Assim como Jessica Pereira, a Pesado (+78Kg) Giovanna Santos, do Flamengo, vem de uma turnê internacional em 2023, ambas tendo participado do Grand Prix de Almada e das etapas do Grand Slam de Paris, Tel Aviv e Tashkent. Entre abraços nas amigas de clube e sorrisos após a medalha de ouro no Torneio de Abertura, Giovanna avaliou seu desempenho:

“Achei que lutei muito bem hoje com o que eu aprendi lá fora. É muito importante estar sempre lutando, porque eu consigo ver o que preciso melhorar, o que está dando certo, o que não está. Quanto mais a gente compete, mais percebe o que precisa ajustar. Lá fora eu aprendi muito e consegui realizar hoje na competição”.

Se a manhã no Parque Olímpico foi dedicada à classe Sênior, o turno da tarde foi das classes Sub-18 e Sub-21. Aqui, novos triunfos do Instituto Reação, que liderou a classificação do Sub-18 (7-4-6) e do Sub-21 (5-4-9). Ilustrando o equilíbrio de forças que tem caracterizado o Judô Rio ao longo dos últimos anos, nada menos do que 19 agremiações foram ao pódio no primeiro dia do Torneio de Abertura somando todas as classes, entre elas o Botafogo Judô, que em sua jornada de estreia nos eventos da FJERJ levou 1 ouro, 2 pratas e 4 bronzes.

O Torneio de Abertura continua neste domingo com as disputas pelas classes Sub-13 e Sub-15. Veja, abaixo, o quadro de medalhas e os resultados individuais do sábado, além de uma galeria de imagens da ação no Parque Olímpico.

Quadro Medalhas Geral

Quadro Medalhas Senior

Quadro Medalhas Sub21

Quadro Medalhas Sub18

Resultado Sênior

Resultado Sub21

Resultado Sub18

Fonte: Judô Rio
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário